Calendário de eventos

     
 
EXPOSIÇÃO - "RETROSPETIVA(S): CAPITULO IV"  
Segunda-feira 22 maio 2017      

 

Miguel dAlte

 

 

Inauguração da exposição "Retrospetiva(s): Capítulo IV" - Apresentação do Catálogo Raisonné, do pintor Miguel d’Alte (1954-2007 irá ter lugar no próximo sábado, dia 22 de abril, pelas 18h00.

 

A exposição Retrospetiva(s): Capítulo IV enquadra-se no projeto que tem por base o lançamento e promoção do Catálogo Raisonné, do pintor Miguel d’Alte (1954-2007).

 

Neste catálogo raisonné, além de uma compilação de textos (antigos e novos) sobre o pintor, e do inventário da obra que atinge os cerca de 1.200 trabalhos, pertencentes a cerca de 170 coleções públicas e privadas, é também possível encontrar uma biografia detalhada do pintor, que nos revela o seu percurso, currículo e qualidade. Trata-se de uma edição de cerca de 400 páginas, desenvolvida ao longo de cerca de três anos por Helena AM Pereira. 

 

Miguel d’Alte expôs desde 1975 e até aos inícios da década de 1990. A sua pintura é obscura, dramática, fantástica e surreal. Na década de 1990, a paleta torna-se clara e límpida, com amplos brancos e subtis gradações de cinzentos e azuis. Nesta fase, cobria a tela com múltiplas camadas de tinta que depois raspava tentando descobrir/cobrir riscos, cores, formas, atmosferas.

 

"Pintor maldito", como o apelidou o pintor Henrique Silva, a história de Miguel d'Alte poderia assemelhar-se à de um Van Gogh. Morreu de forma trágica, colhido por um comboio em Vila Nova de Gaia, entre os apeadeiros de Miramar e Francelos, na tarde de 24 de dezembro de 2007, véspera de Natal.

 

 

 

 

Estará patente até dia 24 de junho.
Entrada gratuita.

 

Por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Tipo de Evento:

  • Artes
  • Exposições

 


 

 


CAE.jpg

Local : CAE, SALA 2

 
     

Voltar