Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

castelos

A criação da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego recupera uma linha militar criada em tempos anteriores à fundação da nacionalidade, mas para ela matricial... Em 1064, Fernando Magno, rei de Leão, recuperava definitivamente Coimbra para o lado cristão, um episódio de importância capital no longo processo da Reconquista Peninsular. Nas décadas seguintes, a cidade e a bacia do Mondego assumiriam, nesta faixa ocidental, a linha de fronteira entre cristãos e muçulmanos. Ao comando deste território, e com vasta experiência pessoal desses dois mundos, tão antagónicos quanto intercomunicantes, ficava o moçárabe Sesnando Davides. A ele se deve a (re)construção de um conjunto de estruturas defensivas que constituem parte fundamental do património que fundamenta a rede. Os Castelos de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Soure e a atalaia de Buarcos, formaram, entre outros, a Linha Defensiva do Mondego. A esta fronteira associaram-se anos mais tarde e por mão de figuras como Afonso Henriques ou Gualdim Pais, outras estruturas como o Castelo de Pombal e o do Germanelo, que vêm consolidar esta fronteira, palco de conflitos armados, de instabilidade e perigo, mas também de convivências e trocas intensas. Uma história fascinante da qual somos herdeiros…

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego ancora-se nessa mesma História para criar, a partir do património histórico e cultural que a testemunha, um produto turístico de excelência, assente na mobilização de dinâmicas conjuntas. Para o cumprimento desse desígnio associaram-se 12 parceiros: a Direção Regional de Cultura do Centro, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, o Instituto Pedro Nunes, os Municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure e a Universidade de Coimbra. Juntos dão corpo à Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2011, com o intuito de promover os projetos imateriais da Rede.

Atualmente, e paralelamente aos projetos cofinanciados, os parceiros assumem no Plano de Ação um conjunto de iniciativas de envolvimento comunitário e de animação territorial, que têm permitido gerar relações entre pessoas e entidades e que, por isso, têm consolidado formas de atuação conjunta na Rede.

Projetos recentes na Figueira da Foz

Pelo município da Figueira da Foz, a Câmara Municipal tem acompanhado e desenvolvido diversos projetos, nos quais se conta a colaboração na criação de conteúdos para organização do produto de divulgação tais como flyers, áudio-guias e sinalética para os  monumentos, roteiros, equipamentos virtuais, jogos e caças ao tesouro, co-organização de espetáculos de música,  de teatro e de exposições temporárias., entre outros.

Em 2013 a Figueira da Foz recebeu o I Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, sob o tema “À Reconquista do Património”. Decorrido nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos, constituiu-se como um momento formal de apresentação da Rede, permitindo explorar a temática do turismo cultural e da valorização da história e do património, construído ou imaterial, como forma de criar comunidades coesas e de alavancar economias locais. Em 2014, dias 7 e 8 de outubro, foi a vez do Município de Pombal acolher o II Congresso, sob o tema “Identidade e Património”, onde se apresentaram projetos e se debateram e refletiram os caminhos já percorridos, os propósitos e as necessidades e oportunidades de um projeto de desenvolvimento cultural e turístico que a Rede ambiciona alcançar. O Município da Figueira da Foz esteve representado na pessoa do Sr. vice-presidente e vereador da cultura dr. António Tavares, que apresentou a comunicação “Do Castelo de Redondos ao Forte de Buarcos. Proposta de intervenção conjunta.”

Na Figueira da Foz foi também i recentemente apresentado o espetáculo “O Alvazil de Coimbra”, mais um projeto da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e da Companhia Municipal de Teatro de Coimbra O Teatrão. O espetáculo decorreu no Teatro-cine Grupo Caras Direitas no domingo, dia 28 de setembro.

A Rede lançou também um desafio às instituições de ensino deste território através do um projeto escolar intitulado “Quem és tu, D. Sesnando?”, dedicado a diferentes níveis de ensino que irá promover o conhecimento sobre esta personagem histórica, sua vida e obra, designadamente o seu contributo para a criação de um território multicultural e da Linha Defensiva do Mondego.

Brevemente a Câmara Municipal da Figueira da Foz disponibilizará a utilização dos áudio-guias da Rede. Trata-se de guias interativos que o visitante pode descarregar em www.castelosemuralhasdomondego.pt ou solicitar, gratuitamente, no Posto de Turismo e  no Núcleo Museológico do Mar. Estará disponível em 5 línguas (português, alemão, castelhano, francês e inglês), e apresenta uma versão para invisuais.

Em curso está também a elaboração de conteúdos para a disponibilização de novos equipamentos virtuais de interpretação dos monumentos através da reconstituição de algumas fortalezas deste sistema defensivo criado há vários séculos atrás, bem como a elaboração de conteúdos para a sinalética dos monumentos e para o desenvolvimento de roteiros transversais e circuitos municipais turísticos.

Agência Castelos e Muralhas do Mondego

Praça do Município