slide orcamento

Aprovado regulamento do Orçamento Participativo

2015 07 DBA proposta de regulamento do Orçamento Participativo (OP) foi aprovada, na última reunião da Assembleia Municipal, com 33 votos a favor – PS, Coligação Somos Figueira, CDU e Mário Acúrcio, presidente da Junta de Freguesia do Paião, Paulo Pinto, absteve-se na votação e o autarca de Lavos, José Elísio, votou contra.

“O processo foi iniciado pela coligação Somos Figueira. Fazia parte do compromisso e finalmente a câmara em boa hora o aceitou”, disse ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS Teo Cavaco, da Somos Figueira, sustentando que “é uma forma de contribuir para a participação dos cidadãos na vida política”.

Por sua vez, Nuno Melo Biscaia, do PS, referiu que não podia “deixar-se de votar favoravelmente uma medida que visa uma maior aproximação entre os munícipes e os órgãos autárquicos locais”.

“Temos, contudo, a noção que a implementação do OP não é tarefa fácil, tendo em conta a necessidade de uma avaliação criteriosa das propostas apresentadas pelos munícipes, devendo as mesmas serem diversificadas” sustentou.
“Entendemos que dará a oportunidade aos munícipes de participarem de maneira mais direta e ativa em projectos que venham a ser mais-valia para o concelho”, referiu, por sua vez, Silvina Queiroz, da CDU.

Já Paulo Pinto referiu: “Tinha sido votado na minha assembleia de freguesia uma proposta da CDU para haver OP e foi chumbada. Não fazia sentido, votar a favor”. O presidente da Junta de Lavos, José Elísio, disse na reunião da Assembleia Municipal que “a medida vai contribuir para que, no futuro, seja ainda mais difícil encontrar pessoas capazes e disponíveis para as freguesias”. Esta inovação já não me afectará, já que estou prestes a terminar a minha actividade política e autárquica”, afirmou. C.T.

pdf Diário as Beiras, 01 junho