130 ninhos de vespa velutina destruídos nos primeiros 9 meses do ano

2019 10 15 vespa

O Serviço Municipal de Proteção Civil destruiu, nos primeiros nove meses do ano, 130 ninhos de vespa velutina, na maioria localizados nas duas maiores freguesias urbanas do concelho, Buarcos e São Julião e Tavarede, que têm uma grande área rural.

Em Buarcos e São Julião foram destruídos 22 ninhos e em Tavarede 18. Já na zona rural foram destruídos 57 ninhos, 17 na freguesia de Ferreira-a-Nova, 16 em Alhadas, e 24 em Maiorca e Paião (12 em cada uma).

Os casos reportados têm vindo a aumentar, contudo alguns acabam por ser falso alarme, tratando-se apenas de ninhos de vespas europeias. O mês de setembro foi aquele em que p Serviço Municipal de Proteção Civil da Figueira da Foz (SMPCFF) registou o maior número de casos –45.

Por forma a suportar os custos da destruição de ninhos, a autarquia recorreu a um fundo do Instituto da Conservação da Natureza.

Foi também adquirida uma espingarda de paintball, que é utilizada apenas quando a operação dispensa a utilização de varas. Através do uso da espingarda é possível introduzir no ninho, bolas com um inseticida cujos efeitos se prolongam por seis meses. Assim as vespas que sobrevivem ao ataque químico e regressam ao ninho acabam por morrer.

A tarefa de destruição dos ninhos está a cargo dos Sapadores Florestais, cuja capacidade de resposta, é, em média, de um dia após comunicação dos munícipes, os quais não devem agir por conta própria, dada a perigosidade que o ato implica.

Apesar da vespa velutina não ser considerada mais perigosa que a vespa e a abelha europeias, ao atacar em grupo aumenta o risco de gravidade para pessoas alérgicas.

Têm sido encontrados ninhos em sítios tão diversos quanto árvores, arbustos, telheiros, casas abandonadas e até no subsolo.

Sempre que os munícipes localizem um ninho, devem informar o SMPCFF através de correio eletrónico: smpcff@cm-figfoz.pt ou telefone: 233 402 805, e indicar o local do mesmo, o seu contacto e, se possível, remeter fotografias.

O serviço de destruição de ninhos é gratuito.