CAE acolhe pós-graduação de cinema e audiovisuais a partir de novembro

2019 09 27 cinema

Decorreu na passada terça-feira, dia 24 de setembro, a apresentação do curso de pós-graduação em "Cinema e Audiovisuais" que terá início no mês de novembro, em horário pós laboral, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), e que resulta de uma parceria entre a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), o Município da Figueira da Foz e o Centro Portugal Film Commision (CFPC).

O presidente do Município, Carlos Monteiro, começou por caracterizar esta parceria como algo da "maior relevância" e aludiu "à nossa ligação ao cinema, quer com realizadores, quer com atores", caracterizando a relação da sétima arte com a cidade, como "intemporal".

O edil destacou ainda as condições ímpares que a cidade oferece para o ensino e referiu que, embora não haja "ensino superior de massas, vamos tendo ensino superior de qualidade".

O vereador da Cultura, Nuno Gonçalves, explicou que o projeto se encontra inserido na estratégia da autarquia em termos culturais e frisou que a pós-graduação permitirá criar as oportunidades de "desenvolver massa crítica num sector onde há tradição", bem como de alavancar a economia criativa, que é um "pilar importante".

Por seu turno, o diretor do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP, António Valente, sublinhou que o objetivo é que se criem bases, com um "ensino claro", possibilitando conhecimento, experimentação e o desenvolvimento de um conjunto de situações que permitirá, aos alunos, olhar para o cinema com sentido crítico, numa ação que permitirá a "construção de conhecimento para outros voos".

Já o presidente do CFPC, Bruno Manique, salientou os "pergaminhos" que a cidade tem na área do cinema, como é o caso de João César Monteiro, João Mário Grilo, Miguel Borges, Jorge Pelicano ou Luís Albuquerque, frisando ainda que, com o apoio da Turismo Centro, será possível atribuir uma bolsa de estudo ao melhor aluno da região. Já a autarquia será responsável pela atribuição da bolsa ao melhor aluno do concelho.

A pós-graduação em "Cinema e Audiovisuais" confere 60 créditos ECTS, possibilitando que os alunos possam prosseguir para o grau académico seguinte, nomeadamente para o Mestrado em Realização - Cinema e Televisão, igualmente da ESAP. A estrutura curricular desenvolve-se ao longo de dois semestres e é construída por nove módulos, oito na área científica do Cinema e Audiovisuais (CAV) e um na área de História de Arte (HA).

Podem frequentar a pós-graduação os licenciados, mas também os detentores de um currículo escolar científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESAP.

As inscrições decorrem durante o mês de outubro, podendo os interessados obter outras informações em www.esap.pt.