Março, mês das Mulheres, pela primeira vez na história das geminações, duas cidades unem-se com um propósito maior: combater a violência e a desigualdade de género

2019 03 15 sam

Uma bienal, dois países, um passado e um presente comum: Portugal/Brasil, Figueira da Foz (PT)/Recife (BR), unidas no compromisso de se tornarem cidades irmãs, com a assinatura de um acordo de intenções que assenta no desenvolvimento das políticas de género. A cerimónia marca a abertura do SAM-Semana Arte Mulher, hoje, dia 15 de março, às 17 horas na Câmara Municipal da Figueira da Foz e conta com a presença de Cida Pedrosa, Secretaria da Mulher, em representação da prefeitura do Recife.

Ao contrário de outros tempos não é o território ou aquilo que a terra dá que está em causa. Agora importa dar a conhecer o que cada uma tem e faz de melhor no ensino, na cultura, na economia no associativismo, com especial destaque, para a partilha das políticas desenvolvidas para combater a violência sobre as mulheres e promover a igualdade de género. Como exemplo a capital pernambucana traz à Figueira da Foz, na Semana Arte Mulher,  os projetos “Maria da Penha vai à Escola” que aborda a temática da igualdade de género nas escolas municipais e “Hoje Menina Amanhã Mulher”, que resulta de uma parceria com a Unicef e o Centro das Mulheres do Cabo onde é abordado o empoderamento, nas jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, para além da campanha desenvolvida no Carnaval, como forma de combater o assédio que é exercido sobre as mulheres nesta época .

A partir de hoje, dia 15 de março, depois da assinatura do acordo de intenções de geminação (a assinatura deste protocolo acontece no Recife, no decorrer do SAM, em 2020), no primeiro dia do SAM-Semana Arte Mulher, as gentes da Figueira da Foz e do Recife dão início a um novo caminho, na partilha de experiências e conhecimento, em diversas áreas. O primeiro passo já aconteceu no ano de 2018, com a realização do SAM no Recife, agora é a vez da Figueira da Foz acolher uma semana de arte no feminino que funciona como um “ponto de encontro” cultural e multidisciplinar, que pretende educar através da arte.

O evento tem o apoio oficial da Secretaria da Igualdade e Cidadania do Governo Português, da Secretária da Mulher do Recife, da Prefeitura do Recife, da ACCIG e da Fundação Pro Dignitate.