A Arte e a Mulher em destaque na Figueira da Foz de 15 a 22 de março

2019 03 13 sam

Teve lugar no final da manhã de 13 de janeiro, no Centro de Artes e Espetáculos, a conferência de imprensa para apresentação do evento SAM- Semana Arte Mulher.

Uma conferência que contou com a presença das vereadoras Ana Carvalho e Mafalda Azenha, da Chefe de Divisão da Cultura, Margarida Perrolas e de Avelina Ferraz, produtora do evento.

Um evento que teve a sua primeira concretização no ano de 2018, na cidade do Recife e que foi “marcante, tendo por isso sido lançado o repto para o dar a conhecer em Portugal, num Município que se identificasse com a filosofia do evento”, referiu Avelina Ferraz.

A centralidade geográfica do concelho, associada ao desenvolvimento de um programa estrategicamente implementado, por parte do Município, com políticas de igualdade de género foram motivos que delinearam a escolha/ a aposta na cidade.

A vereadora Ana Carvalho referiu tratar-se de “um programa multifacetado de salutar abrangência e transversalidade” face à diversidade de eventos que promove para públicos dos oito aos oitenta, sempre sustentado na importância de enaltecer as questões inerentes à igualdade de género. Questão que será levada a debate, em algumas escolas do concelho, no decorrer da semana, para junto dos mais jovens promover o diálogo e o despertar da tomada de consciência de adoção de comportamentos de assumida cidadania.

Um programa vasto que premeia no seu último dia mulheres que se destacaram e destacam no plano nacional e no plano internacional, sem esquecer o prémio Cristina Torres que premeia mulheres da terra.