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Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município da Figueira da Foz e a APPACDM da Figueira da Foz

2019 02 27 assinat


Decorreu no dia 26 de fevereiro, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município da Figueira da Foz e a APPACDM da Figueira da Foz.

O protocolo celebrado tem como objetivo o desenvolvimento do projeto de prevenção do insucesso escolar considerando o elevado número de crianças que apresentam sérias dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem, constituindo a integração plena das mesmas um desafio social que deve ser assumido por todos: famílias, comunidade, sistema educativo e instituições.

O Presidente da Câmara, João Ataíde, realçou o empenho na afirmação deste projeto municipal de sucesso escolar que vai ao encontro dos grandes objetivos adjacentes à educação, assentes “na garantia do direito à igualdade de oportunidades, no êxito escolar e na própria lei de bases do sistema educativo, comprometida numa ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade”. Na sua intervenção, fez a apologia da criação de parcerias multidisciplinares capazes de dar resposta a questões várias e diversas decorrentes do tema da educação, realçando o papel participativo e integrador do Município da Figueira da Foz na adesão e implementação das políticas públicas de promoção do sucesso escolar, qua vão ao encontro das diretrizes emanadas pela OCDE.
 

O público alvo do projeto, considerado por João Ataíde como único e inovador, são crianças integradas em Jardins de Infância da Rede Pública, cujos Encarregados de Educação consintam previamente a sua participação, por forma a identificar os seus pontos fortes e frágeis, com vista ao estabelecimento de programas de compensação destinados a minimizar as dificuldades detetadas antes do início da escolaridade, para acompanhamento especializado em caso de necessidade.

Trata-se, pois, nas palavras do próprio presidente de “um desígnio que envolve diferentes atores no cenário da educação, empenhados num processo de prevenção e de materialização de um direito que a todos assiste, o sucesso escolar”. Recorde-se que este protocolo hoje assinado se insere num projeto mais abrangente de combate ao insucesso escolar que preconiza a criação de ambientes inovadores- salas de futuro- favoráveis à aprendizagem, o domínio das ciências experimentais- parceria permanente e interativa com o Exploratório e com a Neurociência, a interação permanente dos alunos com a região e a implementação de práticas de educação parental que impliquem o comprometimento da família junto da criança.

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