Fotógrafo do Ano, nos EUA, é português

2019 02 26 peter

Peter Pereira, fotógrafo, natural da Figueira da Foz, recebeu pela oitava vez, na passada semana, da New England Newspaper & Press Association, a distinção de fotojornalista do ano de 2018, na gala de prémios que teve lugar em Boston.

O fotógrafo, natural da Cova-Gala com apenas 8 anos, deixou o país que o viu nascer, rumando com a família para terras do tio Sam, onde desenvolveu uma carreira de peso na arte da fotografia. Licenciado em Engenharia Informática, dedicou-se por completo à sua paixão, ao seu sonho que, hoje, está materializado nos trabalhos que realiza e nos prémios que recebe.

Recorde-se que entre os muitos prémios, já foi condecorado com a Medalha da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Cavaco Silva, tendo recebido a medalha de Mérito Cultural em prata dourada da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, acompanha o êxito da missão do fotojornalista, a par do reconhecimento público que lhe está associado, afirmando tratar-se não de um trabalho mas “ uma missão da qual Peter demonstra não só talento mas também a sensibilidade evidenciada nos seus impressivos registos com o intuito de mudar o rumo da humanidade, numa luta contra a injustiça e afirmação da dignidade humana”.

Com os pés bem assentes na terra, o luso-descendente não esquece a terra onde nasceu, nem aqueles que o continuam a acompanhar, evidenciando apreço pela forma como a Câmara da Figueira da Foz, na pessoa do seu atual presidente, tem encorajado e continuamente reconhecido o seu percurso, sem esquecer o papel desempenhado no fortalecimento de vínculos junto daqueles que deixou quando era criança.

Peter Pereira confidenciou que “muito mais do que qualquer elogio, guardo em cima da minha secretária a medalha que recebi das mãos do Sr. Presidente João Ataíde e que diariamente me lembra que cada foto que eu tiro, é tirada para as gentes da Figueira da Foz.”

Na sua página do Facebook, Peter Pereira deixa uma mensagem de incentivo na persecução dos sonhos, aludindo ao espaço onde aprendeu a sonhar, a escola primária de Cova-Gala.