Figueira da Foz acolhe o maior evento de orientação- Portugal O’ Meeting 2019

2019 02 21 omeeting

A Associação Desportiva do Mondego (ADM-Ori Mondego), numa coorganização com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, vai organizar de 1 a 5 de março o Portugal “O” Meeting (POM 2019), o maior evento de orientação em Portugal e um dos mais importantes a nível mundial.

Trata-se de um evento de orientação pedestre, pontuável para o ranking mundial, nos percursos de elite, integrado nos rankings da Federação Internacional de Orientação (IOF) e da Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Orientação (FPO). Aberto a pessoas de qualquer idade, possibilita a participação nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo.

Segundo adiantou Susana Mora, presidente do ADM- Ori Mondego, à data atual (21 de fevereiro), estão inscritos 2.562 atletas, dos quais 1.891 estrangeiros (maioritariamente finlandeses, noruegueses, suecos e suíços) e 671 portugueses, perfazendo assim um total de 31 países participantes que representam 513 clubes (incluindo algumas seleções). De salientar que, no escalão Elite, estão inscritos 213 homens (entre eles os 3 melhores do mundo) e 115 mulheres.

Para Mafalda Azenha, vereadora do Desporto, um evento desta natureza permite não só alavancar o conceito inerente ao POM, mas também potenciar o Município enquanto destino privilegiado para o desporto de orientação, ñ só em termos competitivos, mas também em termos lúdicos, captando deste modo um público de qualidade, enquanto polo atrativo nacional e internacional dos adeptos da modalidade com assumido impacto turístico e económico.

O diretor executivo da Federação Portuguesa de Orientação e elemento integrante da equipa organizadora, Rui Mora, aludiu ao caráter competitivo e lúdico, associados à 24 edição da prova, a par de informações específicas relativas à especificidade dos vários momentos que vão acontecer nos diferentes locais por onde os atletas vão passar: Figueira da Foz, Palheirão, Buarcos e Quiaios, disponíveis para consulta no site www.pom.pt.

Confrontados com a questão do evento colidir com um outro de natureza distinta - o Carnaval - a organização assegurou que estão tomadas todas as medidas necessárias para dar resposta ao fluxo crescente de visitantes nos dias em causa, salientando o facto de esta sobreposição poder até potenciar, junto dos atletas estrangeiros envolvidos, o conhecimento da tradição carnavalesca local.