Aprendizagem Ativa e Experimental leva crianças à exposição “Bichos de Pata Articulada”

2018 10 10 bichos

Cerca de uma centena de crianças - uma turma do 4º ano de escolaridade por agrupamento de escolas - visitou no início desta semana a Exposição “Bichos de Pata Articulada”,  patente nas instalações do Meeting Point só até ao próximo dia 14 e resultante de uma parceria entre o Município da Figueira da Foz e o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

«O combate ao insucesso escolar é um objetivo-macro do Município e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), e consideramos que esta exposição era uma boa forma de potenciar uma aprendizagem  diferenciadora e com atividades extracurriculares», explicou o vereador da Educação, Nuno Gonçalves.

A iniciativa aconteceu no âmbito do “Programa de Combate ao Abandono Escolar e Promoção da Igualdade de Acesso ao Ensino”, Prioridade de Investimento 10.i do Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020), através do qual a CIM-RC) contratualizou, no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, um Plano de Ação de Combate ao Abandono Escolar e Promoção da Igualdade de Acesso ao Ensino para o seu território.

Neste contexto e no âmbito da Ação 7 – “Promoção da Aprendizagem Ativa e Experimental”, foi adjudicado pela CIM-RC ao Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra a realização de Workshops, tendo ficado definido para o Município da Figueira da Foz, a realização de 4 ações inseridas na Exposição “Bichos de Pata Articulada”.

O Workshop versou sobre a ecologia dos artrópodes (formação do solo, manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, entre outros). No decorrer da visita, assegurada por Técnicas do Exploratório, foram dinamizados jogos/atividades com os alunos participantes, alguns dos quais puderam, até, preparar e dar a comida dos ‘bichos’.

Até dia 14, de segunda a sexta das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h30, e sábado e domingo nos mesmos horários e também das 21h00 às 23h00, a exposição  “Bichos de Pata Articulada” continua de portas abertas, para escolas e famílias. A entrada, gratuita até aos 5 anos, custa 2€ para residentes no concelho, jovens dos 6 aos 12 anos e maiores de 65 anos, e 3€ para o público em geral. O bilhete família (até 4 pessoas) custa 8€.