“Ciclovia do Mondego” já em construção

2018 05 ciclovia

É uma das obras emblemáticas em curso na Figueira da Foz. A Ciclovia do Mondego, que ligará três concelhos - Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Coimbra - já começou a ser construída. O troço inicial de 4 km parte defronte da Câmara Municipal da Figueira da Foz e estende-se até Vila Verde (junto à fábrica de candeeiros), numa empreitada que compreende diferentes tipos de trabalhos, de movimentação de terras a consolidação de taludes. A construção de uma estrutura de transição entre a cota inferior do porto comercial e a cota da Salmanha, a regressão da vedação do porto comercial e a execução de muros de gabiões e betão são algumas das etapas já em preparação no âmbito desta obra, financiada pelo PEDUS em 85%, tendo um orçamento de 654.000,00 € + IVA e o prazo de execução de 10 meses.

Adjudicada à empresa A M Cacho & Brás e com visto favorável do Tribunal de Contas, a obra insere-se na estratégia de aumento da atratividade da mobilidade suave, com diminuição das emissões de carbono. Fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte quotidiano, e não apenas em momentos de lazer, é o objetivo desta empreitada, há muito desejada por uma população particularmente recetiva à utilização da bicicleta e orgulhosa das suas paisagens ribeirinhas. A Ciclovia do Mondego alterna troços junto ao rio com outros entre as linhas férreas do Norte e do ramal do porto comercial (obrigando a delicados trabalhos que implicam o corte das linhas de alta tensão), e outros ainda adjacentes à área portuária, proporcionando aos ciclistas diferentes paisagens. Quanto aos pisos, a obra conjugará perfis betuminosos e de saibro, numa pista com 2,60m de largura, a que acrescem margens de 30 a 40 cm, para maior conforto e segurança dos ciclistas.