Desporto da Figueira da Foz esteve em festa na Gala de Mérito Desportivo

2018 05 12 gmd

O Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) encheu para aplaudir os cerca de 400 atletas distinguidos, na noite de sábado, dia 12 de maio de 2018, na Gala de Mérito Desportivo da Figueira da Foz. Apresentada pela figueirense Rita Camarneiro, a Gala foi destacada, pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, como «um momento de celebração do Desporto praticado no Concelho, e de todos quantos o dinamizam e trabalham em prol de uma comunidade ativa, saudável e rica em todos os valores promovidos pela prática desportiva». Esses mesmos valores seriam também realçados pela Vereadora do Desporto, Mafalda Azenha. «Para lá do desempenho de equipas e atletas, o Desporto de formação é um território de partilha de valores tão nobres como a solidariedade, a camaradagem, a disciplina, a tolerância e a lealdade. Ao fazer a distinção dos campeões, queremos realçar a importância do sucesso que resulta da perseverança, da disciplina, da dedicação e do trabalho», disse.

A noite de festa começou com a atuação do Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, mas a Gala contaria ainda com momentos culturais protagonizados pela Klassica - escola de dança do CAE, pelo grupo Fado ao Centro, pela jovem cantora figueirense Inês Simões e pela Orquestra de Jazz do CAE, a intercalar o desfile, em palco, de cerca de 400 atletas, individuais e em equipas, que na época desportiva de 2017/18 se sagraram campeões internacionais, nacionais, distritais ou regionais. Nos discursos de agradecimento, os atletas e os dirigentes das duas dezenas de clubes e associações locais que os treinam e acompanham, destacaram a importância do incentivo dos pais, das famílias e da comunidade em geral, bem como do Município.

Basquetebol, ténis, ténis de mesa, futebol, futsal, paddel, kickboxing, ginástica, remo, voleibol, escalada, orientação, halterofilismo, tiro, vela, pesca, natação, motonáutica, karaté, atletismo, surf e bodyboard foram as modalidades distinguidas, com um total de 180 troféus a abranger 400 atletas.