Colocação subterrânea de ecopontos e contentores em oito zonas da Figueira da Foz

2018 03 14 emprend

Já começou obra de colocação subterrânea de ecopontos e contentores em oito zonas da Figueira da Foz.

A Freguesia de Buarcos e S. Julião é a primeira do Concelho a ser dotada de ilhas com marcos de deposição para resíduos orgânicos e recicláveis, que se traduzem em contentores e ecopontos subterrâneos com 3 e 5 m3 de capacidade.

O sistema a instalar permite substituir os tradicionais contentores de Resíduos Sólidos Urbanos-RSU (1m3) e Ecopontos (contentores com 2,5m3) por contentores subterrâneos de maior capacidade.

Neste sistema os contentores enterrados são elevados até à superfície para o seu esvaziamento, como qualquer outro contentor convencional. Assim, o contentor que tradicionalmente está à vista, fica por baixo da terra, ficando apenas visível o marco de deposição, mantendo-se assim um aspeto agradável, discreto e integrado com o espaço que os rodeia.

Serão instaladas 8 ilhas em zonas centrais e históricas da cidade, onde o atual número de equipamentos existentes não valoriza visualmente o espaço.

A obra iniciou-se na Rua Cândido dos Reis (junto ao cruzamento com a Travessa do Circo) na 3ª semana de Março e, ao longo dos próximos seis meses, será realizada ainda na Rua Engenheiro Silva (em frente ao mercado Municipal), Rua da Liberdade (em frente ao edifício Portugal), Rua da Liberdade (junto ao cruzamento com a Rua Engº Silva), Rua da Fonte (junto ao cruzamento com a Rua de São Lourenço), Rua Maestro David de Sousa (entre a 2ª Trav. de São Lourenço e Trav. dos Banhos), Avenida Infante D. Pedro (junto ao Largo de Buarcos) e Tamargueira (junto ao parque de estacionamento).

O valor da obra é de 248.000,09 € + IVA.