Figueira da Foz cria aplicação de georeferenciação SmartForest

2018 02 forest

Chama-se SmartForest (aceda aqui: https://sig.cm-figfoz.pt/web/view2018/smartforestread/) a inovadora aplicação de georeferenciação, desenvolvida e disponibilizada pelo Município da Figueira da Foz às autoridades e aos munícipes com responsabilidades em terrenos florestais.

«Temos pela frente o grande desafio de fazer o mapeamento das faixas de gestão de combustível que, até 15 de março, devem ser limpas pelos seus proprietários ou, posteriormente, pelas autarquias, sob pena de coimas, para os privados, e de penalizações no FEF (Fundo de Equilíbrio Financeiro), para as autarquias», contextualizou o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, no passado dia 21 de fevereiro, na conferência de imprensa de apresentação da aplicação.

«Será um desafio muito difícil de cumprir integralmente, mas estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para o tornar mais exequível, providenciando a informação necessária da forma mais transparente e interativa possível», explicou. «Só no Concelho da Figueira da Foz estão em causa cerca de 600 ha de terrenos cuja limpeza é obrigação dos privados e, subsidiariamente, da Autarquia», acrescentou. «Ao Serviço Municipal de Proteção Civil e às forças de segurança interna, PSP e GNR, entidades parceiras neste desafio, compete sinalizar e fiscalizar as faixas de gestão de combustível, procedendo ao levantamento de contra-ordenações nos casos em que os terrenos não sejam limpos e tenham proprietários identificados», resumiu o edil. «Às autarquias cabe depois garantir a limpeza desses terrenos, fazendo-se posteriormente ressarcir das despesas em que ocorreu, e para isso vamos abrir um concurso para a contratação de uma bolsa de limpeza de, para já, 100 ha. Adicionalmente, vamos comprar equipamento que possa ser manipulado pelas nossas equipas e temos, também, uma candidatura para uma segunda equipa de sapadores florestais, de forma a reforçar a ação preventiva ao longo de todo o ano», anunciou. «Esta ferramenta tecnológica, baseado no Sistema de  Informação Geográfica (SIG) municipal, que vem sendo construído ao longo dos últimos oito anos, é de uso intuitivo pelos cidadãos e de uso partilhado, em tempo real, pelas autoridades, pelo que estamos convictos da sua extrema oportunidade e utilidade», concluiu.

A apresentação, que contou com a presença de responsáveis do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, da PSP e GNR, terminou com a demonstração, em tempo real, do funcionamento da aplicação SmartForest.

Sobre a aplicação

A aplicação SmartForest vai ter a sua utilidade prática testada no imediato, já que permite a consulta on-line (num computador, tablet ou smartphone) dos limites das faixas de gestão de combustível, tanto pelos munícipes como pelas entidades parceiras nesta iniciativa- Serviço Municipal de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública -, facilitando assim o acesso à informação necessária ao cumprimento, e à fiscalização, da obrigação de limpeza de terrenos até 15 de março.

Todo  o  projeto  foi  elaborado inteiramente  pelos  serviços  municipais,  da  subunidade  SIG-DU,  não  havendo  custos acrescidos a nível de recursos humanos, nem da contratação de empresas especializadas na área do desenvolvimento de  sistemas  SIG  ou  WEBSIGe  MOBILE.  Os  custos  do  projeto  resumem-se  às  mínimas  despesas  inerentes  aos procedimentos administrativos, técnicos e logísticos.

O potencial de replicação/transferibilidade deste projeto para outros municípios com serviços SIG é forte, dado que se baseia na WEB e visa essencialmente mitigar os problemas de acesso e disseminação da informação geográfica, dotando os municípios de capacidade de resposta às solicitações de todos os que interagem diretamente com os serviços, permitindo uma tomada de decisão assertiva e atempada.