«O Ciclismo vai à Escola» na Figueira da Foz

2018 02 08 ciclismo

Decorreu esta quarta feira, dia 7 de fevereiro de 2018, a cerimónia de assinatura pública do protocolo de colaboração entre o Município da Figueira da Foz, a Federação Portuguesa de Ciclismo(FPC) e os Agrupamentos de Escolas do Concelho, no âmbito de implementação do projeto «O Ciclismo vai à Escola».

Cerca de mil alunos, dos 5.º e 6.º anos, de todo o Concelho da Figueira da Foz, irão ter acesso a bicicletas (10 em cada agrupamento de escolas), e a formação para aprenderem a andar de bicicleta, com tudo o que isso implica: segurança (equipamentos e comportamentos), sinalética e regras de condução em contexto urbano, manutenção dos equipamentos e aprendizagem de reparações básicas, como afinar os travões ou substituir uma câmara de ar. Em cada agrupamento escolar, uma equipa de docentes com formação ministrada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, irá ser responsável pela formação dos alunos. A Autarquia responsabiliza-se, entre outros apoios, nomeadamente de divulgação do projeto, a dotar as escolas de bicicletas, capacetes, espaços para estacionamento de bicicletas, ferramentas e consumíveis, num investimento total que rondará os 7.000€. A criação e manutenção de corredores de segurança, que permitam aos alunos a deslocação casa-escola-casa, bem como a garantia de policiamento e apoio médico associados ao programa, são outras das obrigações assumidas pela Autarquia.

«Temos em curso um conjunto de investimentos orientado para as questões da mobilidade suave, de ciclovias a troços cicláveis e trilhos de BTT, para além do projeto Eurovelo», lembrou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde. «Mas de nada nos serve ter tudo isto se não tivermos ciclistas», acrescentou, sublinhando que «este projeto se insere numa cultura de formação e investimento virado para a mobilidade suave, que aqui parte dos mais novos para a sensibilização dos pais e da comunidade em geral».

«Há hoje um número muito elevado de crianças que não sabe andar de bicicleta, em parte porque, fruto de muitos fatores, deixaram de brincar na rua», disse, na cerimónia, o Presidente da FPC, Delmino Pereira, destacando ainda a importância de recuperar a bicicleta como forma de contribuir para a despoluição das cidades, a melhoria dos hábitos de vida e da saúde das crianças. «Acreditamos que este é um caminho irreversível», declarou. O programa «O Ciclismo vai à Escola» inclui ainda a realização de uma atividade anual de divulgação do ciclismo no Concelho.

O protocolo, com a validade de um ano, renovável por iguais períodos, foi assinado pelos presidentes dos Agrupamentos de Escolas da Zona Urbana, Figueira Mar, Paião e Figueira Norte, na presença de deputados municipais, vereadores, dirigentes associativos e responsáveis de diversas entidades públicas.