Peças do Museu Municipal Santos Rocha no Convento de Cristo-Tomar e no Museu Nacional de Arqueologia

2018 01 29 calvario

Peças do  Museu Municipal Santos Rocha no Convento de Cristo-Tomar e no Museu Nacional de Arqueologia.

Dois Calvários (ambos do período Gótico) do acervo do Museu Municipal Santos Rocha, que habitualmente integram a exposição permanente de Arte Religiosa, foram recentemente cedidos ao Convento de Cristo-Tomar para fazer parte integrante da Exposição “Escultura da pedra no Convento de Cristo. No rasto da devoção entre os séculos XV e XVI”, composta por 37 esculturas, em pedra de Ançã (Cantanhede) e outros calcários do Centro de Portugal.

A exposição tem inauguração prevista para dia 31 de janeiro, no Convento de Cristo, em Tomar.

Já no  Museu Nacional de Arqueologia, para integrar a exposição "Loulé. Territórios, Memórias, Identidades", estão nove peças – ânforas  ( Algarve 1 de produção regional, para preparados piscícolas, S. João da Venda, Almancil, séculos IV-V d.C-)  do acervo de arqueologia do Museu Municipal Santos Rocha. Estas peças integram assim a mostra que reúne mais de 500 bens culturais e que deu origem ao  catálogo "Loulé. Territórios, Memórias, Identidades", que compila 29 textos de 31 autores e a apresentação de fichas dos objetos realizadas por 25 autores.

O catálogo será apresentado, dia 1 de fevereiro, pelas 18h00, nos Paços do Concelho de Loulé, integrado na programação oficial comemorativa do 30º  aniversário da elevação de Loulé a cidade.