Empreendedorismo CIM-RC: Gaspar e Inês visitaram escolas do 1.º ciclo da Figueira da Foz

2018 01 22 ines

O Gaspar e a Inês, personagens principais da "Aventura do Gaspar" do Programa de Empreendedorismo nas Escolas dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) voltaram, na sexta feira, dia 19 de janeiro de 2018, a visitar escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Figueira da Foz, desta vez as EB1 do Paião, EB1 de Abadias e EB1 da Gala.

As duas mascotes interagiram com as crianças, perguntando-lhes o significado de ser empreendedor e aplaudiram as respostas: «é ser criativo», «é trabalhar muito», «é ter ideias novas». Com boa disposição, o Gaspar e a Inês inteiraram-se ainda do progresso dos projetos das diversas turmas, empenhadas em criar algo de raiz - um jogo, um livro, um evento, um objeto -, que depois irão ser apresentados no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio. Para incentivar os alunos, o Gaspar e a Inês ofereceram às crianças um puzzle e, claro, muita brincadeira.

O alargamento do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio às escolas do 1º ciclo do Ensino Básico foi introduzido na edição de 2017, com o objetivo de permitir uma experiência real na área do empreendedorismo, numa idade em que as crianças começam a manifestar a sua personalidade de forma mais precisa, sendo já capazes de explorar a sua individualidade.

Para o Presidente da CIM-RC e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, este é um projeto estruturante e de futuro. «É muito importante um ensino orientado para a ação, seja através do ensino profissionalizante, que não obsta a que se prossigam os estudos no ensino superior, mas alia a capacitação técnica e de ordem prática à teórica e académica, seja através da aposta no método experimental, com iniciativas como as que a Ciência Viva, através do Exploratório de Coimbra, tem dinamizado no Concelho, nomeadamente no âmbito do projeto do geoparque do Cabo Mondego e da exposição de réplicas de dinossauros que a Figueira da Foz acolhe até março de 2018, seja, ainda, na esteira do programa de incentivo ao empreendedorismo que, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, têm chegado a centenas de jovens alunos das escolas figueirenses», defende o edil.

O Vereador da Educação, Nuno Gonçalves, acompanhou as ações do Gaspar e da Inês nas escolas figueirenses, destacando o entusiasmo com que alunos e docentes estão a desenvolver os seus projetos.

cupa.