cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Cultura
Desporto
Natureza
Arte
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Semana da Alimentação - Dia Mundial da Alimentação

2017 10 16 alimentacao

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura a 16 de Outubro, tendo sido definido, em 2017, o tema “Mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.
Sensibilizando para a importância da alimentação sustentável, o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável e diversos parceiros locais desenvolveram, de 11 a 18 de Outubro de 2017, um conjunto de atividades sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e adequados a cada faixa etária, especialmente dirigidas à comunidade escolar, mas também a divulgação de informação junto da comunidade em geral, assinalando o Dia Mundial da Alimentação.


O Projeto “Quero Crescer Forte, promovido pela Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e pela Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Mondego, realizou várias sessões em jardins de infância, trabalhando hábitos alimentares e estilos de vida, com as crianças, mas também com as famílias e as educadoras.

Em 13 de Outubro, comemorando também o Dia Mundial do Ovo, a Fozovo promoveu uma iniciativa de divulgação do produto, no Mercado Municipal Engenheiro Silva, com degustação e showcooking de Cozinha Saudável com Ovos, dinamizada com a colaboração da Escola Profissional da Figueira da Foz e da Associação Gastronómica Figueira com Sabor a Mar, na qual participaram crianças do Jardim de Infância Conde Ferreira.

Como já é habitual, o Almoço Saudável para Todos foi servido em todos os jardins de infância e escolas do 1º CEB da rede pública do Município, assinalando o Dia Mundial da Alimentação, tendo sido elaborada ementa especial para o efeito pelas Nutricionistas do Município.
Os Serviços de Educação/DEAS elaboraram também uma Ficha Informativa sobre o lanche da manhã - sensibilizando para a escolha de apenas um alimento, de forma a evitar lanches demasiado abundantes que inibem o apetite para o almoço - que foram distribuídas a crianças/alunos dos jardins de infância e escolas do 1º CEB da rede pública.

Ao longo do Dia Mundial da Alimentação, o Hospital Distrital da Figueira da Foz distribuiu fruta aos seus funcionários e utentes do Serviço de Consultas Externas e Exames Especiais, sensibilizando para a importância da ingestão regular e assídua de produtos hortofrutícolas, sendo também projetado vídeo, através do seu sistema interno de televisão, sobre alimentação saudável, prevenção e controlo da saúde.
O Projeto Mexer com a Diabetes, dinamizado por várias unidades de saúde, promoveu uma sessão sobre alimentação na diabetes, focando especialmente as escolhas adequadas na aquisição de bens alimentares, que se realizou no dia 17 de Outubro, na USF Buarcos.
No dia 18, decorreu a Palestra “Receituário da Figueira da Foz: tradição versus inovação”, dinamizada pelo Arquivo Fotográfico/Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz, dirigida aos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF), que manifestaram muito interesse em conhecer melhor esta publicação municipal.

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |