Memórias da Praia de Buarcos no 48.º Caderno Municipal

2017 11 caderno48

Os Lavadouros de Buarcos receberam a 11 de outubro de 2017, a sessão de apresentação do Caderno Municipal n.º 48, da autoria de Maria José Rodrigues Mano Ferreira, intitulado "O Casal da Areia da Vila de Buarcos".

Dedicado ao Casal da Areia/Praia de Buarcos e com prefácio do premiado escritor figueirense Afonso Cruz, o livro, editado pelo Município da Figueira da Foz, evoca, em texto e fotografias, antigas e atuais, «vivências, brincadeiras, pessoas e famílias, costumes, expressões típicas e tradições» da conhecida Praia de Buarcos, disse, na apresentação, o Vereador da Cultura, António Tavares. Já o Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, José Esteves, saudou a publicação lembrando que «um povo sem memória é um povo sem História».

Autora e obra foram apresentadas por João Saltão, amigo de infância, no Casal da Areia, de Maria José Rodrigues Mano Ferreira. «Há episódios sérios e outros mais populares, que lembram as brincadeiras das crianças, os costumes e as tradições, e há um registo importante de traços próprios daquilo a que sempre se chamou Praia de Buarcos, como a matriarcalidade, a importância das mulheres», explicou o orador, perante uma sala com lotação esgotada.

O Caderno Municipal n.º 48 pode ser adquirido no Museu Municipal Santos Rocha.

2017/10/12