XV Aniversário da Bolsa de Voluntariado da Figueira da Foz -

2017 10 18 lahdff vol

XV Aniversário da Bolsa de Voluntariado da Figueira da Foz
Ajudamos a sua vontade de ajudar

A Câmara Municipal da Figueira da Foz criou a Bolsa de Voluntariado em Outubro de 2002, programa municipal que visa estimular a prática do Voluntariado, proporcionando o encontro entre os cidadãos que pretendem ajudar aqueles que necessitam de apoio e as instituições sem fins lucrativos que os integram no âmbito de projetos de interesse social.

A Bolsa de Voluntariado da Figueira da Foz conta actualmente com a inscrição de 765 cidadãos cujo perfil médio é: sexo feminino, com idade entre o 18 e os 34 anos, com formação ao nível do ensino superior, residente na zona urbana do Município, sobretudo motivado para a prestação de trabalho voluntário nas áreas da Solidariedade Social, destacando-se nesta área o apoio à infância e à 3ª idade, seguindo-se a área da Saúde com o Voluntariado Hospitalar e a Cultura, com o Serviço Educativo e Biblioteca/Ludoteca.

Relativamente às Organizações Promotoras de Voluntariado, existem 65 entidades inscritas, sendo 55% Instituições Particulares de Solidariedade Social, seguindo-se a Administração Pública Local com 22%. Na sua maioria encontram-se localizadas na Zona Urbana. O apoio à infância e à população sénior, o voluntariado hospitalar e a animação sociocultural, são as áreas nas quais se verifica uma maior oferta por parte das organizações promotoras.

Assim, no sentido de assinalar o XV Aniversário da Bolsa de Voluntariado da Figueira da Foz, foram assinados, no dia 18 de Outubro de 2017, 18 Acordos de Colaboração entre a Câmara Municipal, as Organizações Promotoras de Voluntariado e os Voluntários.
Na área da saúde, foram assinados 12 acordos com o Hospital Distrital da Figueira da Foz, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Figueira da Foz, enquanto Organizações Promotoras de Voluntariado e os respectivos voluntários – colaboram cerca de 50, ao todo, naquela unidade hospitalar. De referir que os voluntários deslocam-se semanalmente ao HDFF para desenvolverem a sua atividade em diversos serviços, nomeadamente: Hospital de Dia, Especialidades Médicas, Urgências, Medicina, Cirurgia, Pediatria e Ortopedia.

Na área da Solidariedade Social, foram assinados acordos com o Centro Social da Cova e Gala e com 4 voluntárias que dão apoio na Boutique Social, no apoio ao estudo (1º CEB), no ensino do Inglês e do Alemão, na educação pré-escolar - Jardim de Infância da Morraceira e desenvolvem também trabalho comunitário.
Ainda na área da Solidariedade Social, foi assinado acordo com o Centro Social Paroquial São Martinho de Tavarede e uma voluntária que presta apoio aos idosos do Centro de Dia, colaborando nas diversas atividades que a Instituição desenvolve.

A Câmara Municipal através da Divisão de Educação e Assuntos Sociais, que tem tido a colaboração de vários voluntários na Oficina Tira Dúvidas, no apoio ao estudo aos alunos das nossas escolas, nas várias disciplinas curriculares, assinou acordo com uma voluntária.
Ainda no âmbito da celebração do XV Aniversário da Bolsa de Voluntariado, assistiu-se aos testemunhos do Vereador Dr. António Tavares em representação das Organizações Promotoras de Voluntariado e da Enfª. Adélia Balreira que há muito exerce a sua atividade ao abrigo deste Programa, no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

2017/10/19