300 Anos de Maçonaria | Símbolos e Ritos 1717 - 2017

2017 08 29 maconaria

Esta exposição pretende evocar os 300 anos da fundação da Grande Loja de Inglaterra - “a primeira obediência universal”- e dar a conhecer uma das mais enigmáticas e controversas organizações mundiais.

A Maçonaria esteve presente na Figueira da Foz desde os seus primórdios, contando com insignes obreiros como Manuel Fernandes Tomás, António dos Santos Rocha, Goltz de Carvalho, João de Barros, Joaquim de Carvalho, entre outros.

Para além do Museu Maçónico Português, o Museu Municipal Santos Rocha e a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, detêm um dos mais ricos e completos legados documentais, a que se alia um vasto espólio de insígnias e objetos, testemunho deste mundo secreto e discreto.

O discurso expositivo permitirá, ao visitante, vislumbrar a simbologia e a ritualística desta ancestral organização.