“Serra da Boa Viagem, Dunas de Quiaios e Lavos, Ilha da Morraceira" apresentado no Parque de Campismo Municipal

2017 06 05 serra

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Município da Figueira da Foz apresentou esta segunda feira, dia 5 de junho de 2017, no Parque Municipal de Campismo, o livro-guia "Serra da Boa Viagem, Dunas de Quiaios e Lavos, Ilha da Morraceira - Elementos da Flora" de Rui Sousa, Graciela Carriço e J. M. Soares Pinto. Nesta obra, amplamente ilustrada a cores, pensada para acompanhar caminhantes nos seus passeios pela natureza e com espaço para notas de campo, os docentes compilaram algumas das mais bonitas e abundantes espécies da flora local, facilitando a sua identificação, não sem antes, em jeito de introdução, apresentarem uma contextualização de cada um dos ecossistemas explorados, incluindo os aspetos geológicos e outros fatores, naturais e humanos, que contribuem para a diversidade encontrada nos diferentes locais.

Na apresentação da obra, lançada sob a égide do programa municipal Figueira Cidade Saudável, o Presidente da Autarquia, João Ataíde, realçou a importância da valorização dos patrimónios natural e cultural na afirmação do turismo e na consolidação de uma estratégia voltada para a qualidade de vida dos munícipes. «Conhecer para preservar, preservar com respeito pela integridade e com a dignidade que torna possível desfrutar de todo este património de forma plena», sintetizou o edil, que aproveitou a oportunidade para elencar algumas das intervenções, já em curso ou em preparação, que contribuirão para a consolidação desta estratégia, como a valorização dos circuitos pedonais da Serra da Boa Viagem.

2017 06 05 livro flora

Em nome dos autores, Rui Sousa expressou o desejo de que a obra agora disponibilizada «possa ser útil e acompanhar bons passeios».

Este roteiro, editado pelo Município, será agora distribuído pelas escolas e por todos quantos queiram descobrir o património natural do Concelho da Figueira da Foz.