“Tavarede, Foral Manuelino” apresentado no Paço de Tavarede

2017 05 20 foral tavarede

O Município da Figueira da Foz apresentou publicamente, no passado sábado, 29 de abril de 2017, no Paço de Tavarede, a obra “Tavarede, Foral Manuelino”, numa cerimónia amplamente participada que marcou o culminar das comemorações dos 500 anos da outorga da carta de foral, pelo rei D. Manuel I a Tavarede (9 de maio de 1516).

Com coordenação científica de Saul António Gomes, em co-autoria com Ana Caetano, Ana Isabel Martins Moreira Pina e Ana Paula Cardoso, a obra, com mais de trezentas páginas e que divulga o texto do foral de Tavarede, tem direção executiva do Vereador da Cultura, António Tavares.

Na cerimónia, Vítor Madaleno, presidente da Junta de Freguesia de Tavarede, saudou «o exaustivo trabalho de investigação sobre o Foral, um ato de inegável valor histórico», sublinhando a sua importância para que «a memória coletiva permaneça viva para as gerações vindouras». Também o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, frisou o valor de documentos como este “Tavarede, Foral Manuelino”, que assinala «um marco relevante para a História do Poder Local», considerando que «cabe às Autarquias acarinhar e apoiar iniciativas como esta».

Saul António Gomes, que efetuou o enquadramento histórico da obra neste dia de apresentação pública, lembrou que Tavarede recebeu «um dos últimos forais assinados pelo Rei D. Manuel I», num testemunho da importância deste território. «É um grande livro que fica para os anais da História da Figueira da Foz e de Tavarede, e uma obra que honra a nossa terra», concluiu.

“Tavarede, Foral Manuelino” pode ser adquirido na Junta de Freguesia de Tavarede e no Museu Municipal Santos Rocha.