2ª Edição do Jardim da Páscoa

2017 04 28 jpascoa

O Jardim Municipal recebeu centenas de pessoas nesta 2ª edição do Jardim da Páscoa, num total de 16 dias de iniciativas para toda a Família, cuja adesão do público superou todas as expetativas.

Sob o tema da dança e da proteção do ambiente, o Jardim da Páscoa abriu portas com uma parada ecológica que contou com a participação dos heróis que diariamente cuidam do Ambiente, no desfile marcaram presença viaturas da CMFF, da SUMA, das Águas da Figueira, do Gabinete Técnico Florestal e o “Portugal” dos Bombeiros Municipais que trazia um passageiro especial e muito aguardado pelas crianças – o Coelhinho da Páscoa.

Para os mais novos tivemos ainda um espetáculo didático «O Planeta Limpo» de Filipe Pinto, no qual se dá a conhecer aos mais pequenos os recantos e encantos da floresta e os seus simpáticos habitantes, com um forte enfoque no impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos.

Depois do Ambiente e da Música, a Dança ganhou lugar privilegiado no palco; durante os 16 dias de festa foram diversos os Grupos, Academias e Escolas de Dança, de todo o concelho, que se apresentaram em fantásticas exibições. Houve ainda espaço para a ginástica para avós e netos, momentos de poesia, histórias para todos na «Biblioteca vai ao Jardim» e as matinés dançantes com o Duo Musical San Pedro.

Páscoa é sinónimo de doces e estes também não faltaram. Doçaria da época, show-cooking de folar com o apoio da Escola Profissional da Figueira da Foz, bolos e sobremesas de chocolate e as concorridas Caças ao Tesouro e aos Ovos patrocinadas pela Regina & Pintarolas. Teve ainda lugar a 2ª edição da Eleição do Melhor Folar Tradicional de Páscoa, uma organização da ACIFF, do qual se sagrou vencedora a Pastelaria Café Nau.

No âmbito do Chocol’Arte, uma organização da Magenta, elegeu-se “A Melhor Sobremesa de Chocolate da Figueira da Foz”, cujo vencedor foi a Geladaria Cassata. Porque o chocolate é uma grande tentação, os artistas não resistiram a utilizá-lo em telas. Ao vivo, oito artistas foram construindo as suas obras de arte e também aqui houve um vencedor – Armando Pedro, que conseguiu captar o carisma da marginal da Figueira da Foz em tons de chocolate.

Um dos grandes atrativos do Jardim da Páscoa de 2017, foram as atividades do Exploratório - Ciência Viva Coimbra, que, de forma divertida, ensinou a conhecer quais os animais que nascem de ovinhos; viajou pelo mundo das cores, luzes e sombras; e apresentou diversos tipos de sementes, entrando no fantástico mundo das plantas.

Esta edição teve ainda mais magia devido à colaboração das escolas do Concelho, desde o ensino pré-escolar às EB 2/3, num total de 1500 alunos, que decoraram dezenas de ovinhos e coelhinhos da Páscoa. Assim como diversas lojas do comércio local que decoraram chupa-chupas gigantes.

O Jardim da Páscoa 2017 foi uma organização da Câmara Municipal da Figueira da Foz e contou com os apoios da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com o patrocínio da Regina & Pintarolas, com o apoio especial da Magenta, e com a participação de muitos artistas, associações e escolas do Concelho, que juntaram esforços para fazer deste Jardim da Páscoa o mais doce e participado de sempre.