Pequenos grandes leitores no V Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz

2017 04 leitura

Há já cinco anos que o Município da Figueira da Foz, através da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, e o Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz para a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), promovem o Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz (CCL).

Desde 2013 que o CCL ajuda a estimular nos mais novos o gosto por essa incrível viagem que é a Leitura. A receita é simples: definem-se os livros, indicados para a faixa etária em questão, e os alunos selecionados em cada escola são chamados para, ao longo de uma tarde, colocarem à prova as suas capacidades de interpretação das obras, por escrito e oralmente, e de leitura expressiva de alguns excertos, sendo avaliado por um júri presidido pelo Vereador da Cultura da Autarquia, Dr. António Tavares, este ano acompanhado pelas juradas Graça Barão, coordenadora interconcelhia da RBE, pelas professoras bibliotecárias Maria José Monteiro, Isilda Antunes Albertina Seco e Júlia Seiça, pela Chefe da Divisão de Cultura, Margarida Perrolas, e pelas juradas convidadas,  Ana Madureira e Rita Basílio, escritora leiriense que, em 2007, venceu o Prémio Literário Hans Christian Andersen, da Figueira da Foz.

Em 2017 a competição teve lugar a 27 e 29 de março, no Auditório Municipal, reunindo 66 alunos do 1.º CEB, vindos de 20 escolas dos 4 Agrupamentos de Escolas (AE) do Concelho, e 23 alunos do 2.º CEB do concelho, oriundos das Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João de Barros, Dr. Pedrosa Veríssimo, Infante D. Pedro e Pintor Mário Augusto.

Para a competição os alunos do 1º CEB leram as obras «A Lenda do Viajante que não podia parar», de Rafael Salméron López e Concha López Narváez, e «Espanta-pardais», de Maria Rosa Colaço. Os alunos do 2º CEB leram «A Bela Desaparecida», de Rita Basílio e «História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas», de Manuel António Pina.

Sobre estes livros versaram, na competição, as prova escrita, uma prova de leitura expressiva e um prova oral de interpretação, realizadas com o apoio dos docentes e colegas que lotaram o Auditório Municipal.

A animação cultural do CCL esteve a cargo do grupo Lanterna Mágica, com o espetáculo «O Mimo Vai à Escola».

E os vencedores foram…

1º CEB

Mónica Seabra, da EB1 do Alqueidão; Belisa Miguel, da EB1 de Abadias e Ana Matilde Cardoso, da Infante D. Pedro.

2º CEB

Marta Costa, Raquel Cachulo e Gonçalo Almas, todos da EB 2,3 Dr. João de Barros, que obtiveram o 1.º,  2.º e 3.º lugares.

O Município da Figueira da Foz felicita todos os participantes, professores, escolas, bibliotecas e professoras bibliotecárias, pais, encarregados de educação e educadores pelo trabalho desenvolvido com o objetivo de, promovendo a leitura, ajudar as crianças de hoje - os adultos de amanhã - a escrever um futuro mais risonho.