Figueira da Foz apurou os primeiros finalistas da 4.ª Edição do programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra " 2016/2017

2017 03 17 empreendorismo

Jovens apostam em soluções para a Terceira Idade e Proteção para motociclistas

O Município da Figueira da Foz associa-se, uma vez mais, às iniciativas da CIM | RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, desta vez, no âmbito da 4.ª Edição do programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra " 2016/2017.

A Figueira da Foz foi o primeiro dos 19 municípios da CIM a conhecer os seus finalistas, como resultado do Concurso Municipal de Ideias de Negócio do Ensino Secundário e Profissional, que se realizou no passado dia 9 Março, no Auditório Municipal Dr. Santos Rocha, levando a palco as ideias de três professores e 18 alunos do 3º ciclo e de quatro professores e 24 alunos do Ensino Secundário e Profissional, em ambiente de festa, animado por alunos do Conservatório de Música David de Sousa, e de saudável competição. Registe-se que os projetos a concurso foram selecionados dos apresentados por dez turmas de cinco escolas da Figueira da Foz, num trabalho que envolveu um total de 12 docentes e quase 200 alunos.

«É de saudar a vossa participação», disse, na abertura do concurso, o Vice-presidente da Autarquia, António Tavares. «Apelo a que mantenham este entusiasmo, porque o País precisa de boas ideias», afirmou.

A tarde arrancou com a apresentação do único projeto do 3.º ciclo, desenvolvido por alunos da EB 2,3 Dr. João de Barros, com o apoio das professoras Adélia Henriques, Bela Matos e Fátima Lopes, no seio do Clube de Empreendedorismo «Imprehendere». Intitulado "ASAS - Apoio, Serviços e Atividades para Seniores", o projeto que vai ser defendido na Fase Intermunicipal, a 27 de maio próximo, na Expo-Mortágua, pode ser acompanhado através do site da Expo-Empresa ASAS (disponível em http://asas.safe-net.eu/) ou descarregando a APP ASAS (que contou com o apoio da Empresa Biopáginas), já disponível para o sistema operacional Android.

Do Ensino Secundário e Profissional chegaram à final nove ideias que revelam bem a atenção que os jovens dedicam aos problemas do dia-a-dia, propondo soluções, materiais e tecnológicas, ambiental, social e economicamente sustentáveis: o «Safety Cross», apresentado por alunos da Escola Secundária de Cristina Torres, destinado a aumentar a eficiência da sinalética presente em entroncamentos de vias; da mesma escola, a «Bengafriend», pensada para melhorar a deslocação de pessoas com deficiência visual; do Intep, a «PLGPS», uma pulseira localizadora adaptada para idosos, crianças ou pessoas com limitações de autonomia; da Cristina Torres, o «Adaptador de lentes graduadas para capacetes», desenvolvido para melhorar o conforto e aumentar a segurança de motociclistas; do Intep, a «BDS - Bike Diretion T-shirt», uma peça de roupa que reforça a segurança de ciclistas na estrada; da Cristina Torres, uma «Mariscada Saudável» proposta para que pessoas alérgicas a marisco possam desfrutar de refeições visual e olfativamente semelhantes; da mesma escola, o «Umbrella», um guarda-chuva com proteção integral; do Intep, o «Drone Rescue», uma solução que alia as potencialidades dos drones às necessidades e salvamento e de recolha em segurança de amostras laboratoriais e outras e, finalmente, da Cristina Torres, o Safer Belt, destinado a evitar viagens de automóvel quando os cintos de segurança não estejam corretamente colocados.

Em 5 minutos, cada uma das equipas apresentou ao júri - composto por António Tavares, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Moita, presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, e Célia Carrasqueiro, Directora de Recursos Humanos da Verallia Portugal - a sua ideia, defendendo-a e justificando o seu carácter inovador, a sua exequibilidade e o impacto, social, económico e/ou ambiental, no território da CIM-RC.

E os vencedores foram…

Pedro Vicente, Diogo Sousa e Gabriel Cação, da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Cristina Torres, sob a orientação da docente Ana Luísa Ferreira, com o «Adaptador de lentes graduadas para capacetes», desenvolvido para melhorar o conforto e aumentar a segurança de motociclistas, que irá representar a Figueira da Foz, a 1 e 2 de abril de 2017, na Final Intermunicipal da CIM-RC.

Os alunos vencedores do Concurso, coordenado pela GES Entrepeneur e apresentado pelo seu representante, Alexandre Almeida, receberam vales FNAC no valor de 75€, para além de diversas ofertas do Município da Figueira da Foz e da CIM-RC.

Ao projeto do 3.º Ciclo foi entregue um vale de 100€ para apoiar a continuação do desenvolvimento do «ASAS».

Na sessão de encerramento, o Vice-Presidente da Autarquia, António Tavares, felicitou todos os participantes e realçou a importância de estimular o espírito empreendedor nos jovens, enaltecendo a iniciativa e agradecendo a todos os envolvidos.

Sobre o programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra " 2016/2017

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo nos envolvidos no projeto.

O programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” tem o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo.

Este programa, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) enquadra-se no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).