“Loja Europa Jovem – Youth Europe Store” já está de portas abertas na Figueira da Foz

2017 02 15 loja europa

O Município da Figueira da Foz e a Fundação Bracara Augusta assinaram a 15 de fevereiro de 2017 o protocolo para a criação da «Loja Europa Jovem - Youth Europe Store» da Figueira da Foz, que está já em funcionamento no Paço de Tavarede, de segunda a sexta feira, entre as 10 e as 17h00. A Loja Europa Jovem da Figueira da Foz é um espaço onde vai estar disponíveis serviços informativos, de capacitação juvenil e de educação entre pares, bem como apoio para o desenvolvimento de projetos de mobilidade europeia e/ou voluntariado europeu para jovens dos 13 aos 30 anos. «Já não há desculpas para não conhecer outras culturas e viver experiências que vos enriqueçam», resumiu o Vice- Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Vereador com o pelouro da Juventude, António Tavares, na conversa com as dezenas de jovens das escolas secundárias da Figueira da Foz que marcaram presença na cerimónia.

Disseminar a informação europeia para jovens; apoiar a realização de candidaturas de ONG’s a fundos europeus; desenvolver projetos de mobilidade europeia com jovens, ao abrigo do Programa Erasmus + e projetos de voluntariado jovem são apenas alguns dos principais objetivos da Loja Europa Jovem.

Carlos Santos, Coordenador da Rede Nacional de Lojas Europa Jovem, sublinhou que «Portugal é dos países europeus com menos mobilidade organizada», situação que a Loja Europa Jovem quer ajudar a mudar, «descomplicando as burocracias e aumentando o acesso à informação dos muitos programas que existem e que colocam a experiência europeia ao alcance de todos os jovens, independentemente da disponibilidade financeira», acrescentou Hugo Ribeiro, da Associação Cultural Adamastor, que vai acompanhar a dinamização da Loja Europa Jovem da Figueira da Foz. A sessão contou ainda com o testemunho de um jovem figueirense que viveu a aventura da mobilidade europeia. «Não foi sempre fácil mas valeu a pena. Tanto que vou voltar a fazer», disse aos outros jovens.
Jovens europeus com cidadania plena são, defendeu o dirigente associativo, a matéria-prima de uma democracia mais saudável e forte.