Gaspar e Inês vieram à Figueira da Foz conhecer pequenos grandes empreendedores

2017 01 30 gd empreend

As mascotes do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, Gaspar e Inês, vieram à Figueira da Foz para uma visita aos alunos de duas turmas da EB1 da Gala e do Centro Escolar de Tavarede. Os dois amigos chegaram de bicicleta, cheios de histórias para contar e perguntas para fazer às crianças que, em junho próximo, darão contas do seu empreendedorismo e criatividade apresentando um jogo criado e desenvolvido em contexto de sala de aula.

Na Figueira da Foz, os jovens empreendedores não se fizeram rogados, inundaram o Gaspar, a Inês e os dois monitores do programa com questões sobre a aventura em curso e, premiando-lhes o entusiasmo, receberam das simpáticas mascotes um kit com material escolar e um livro de atividades sobre os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Na sua 4ª edição, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela CIM Região de Coimbra, alargou, pela primeira vez, a sua intervenção às escolas do 1.º ciclo do ensino básico. Às mascotes Gaspar e Inês cabe o desafio de envolver perto de 1000 alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 19 Municípios da maior comunidade intermunicipal do País, nesta ação de estímulo ao empreendedorismo.
O programa, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER, iniciou-se com uma visita ao estabelecimento de ensino para divulgação da “Aventura do Gaspar”, constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem que, num discurso adaptado à faixa etária em questão, explica às crianças o que é ser empreendedor. Criatividade, comunicação e alfabetização financeira são algumas das temáticas a desenvolver com os alunos e com os docentes.

O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.