Requalificação no Parque Municipal de Campismo

2015 10 30 pcampismo

Na senda traçada pelo município para a requalificação do Parque Municipal de Campismo e que se tem traduzido em intervenções diversas como obras de recuperação da piscina, campos desportivos e parque infantil, melhoria dos edifícios existentes, criação de parque de caravanas, entre outros, também toda a limpeza e rearborização do Parque de Campismo não foi descorada.

Os últimos invernos têm deixado um rasto de destruição ao nível do coberto vegetal o que levou o município a iniciar um processo de requalificação deste património, essencial ao bom uso desta zona de lazer localizada no centro da cidade.

A intervenção consiste na plantação de árvores e arbustos em pontos considerados estratégicos quer pelas clareiras provocadas pelos temporais, quer com a intenção de criar pontos de interesse localizados através da uma criteriosa escolha de espécies, tendo em linha de conta os aspetos de adaptabilidade das espécies, características fenológicas e de interesse estético tais como a floração, variação cromática da folhagem ao longo do ano ou mesmo o particular interesse colocado na frutificação, como é o caso dos medronheiros.

O arranque desta intervenção foi feito com a participação de alunos do agrupamento do Paião numa iniciativa de plantação de árvores no parque de campismo, no âmbito do Dia da Árvore no passado dia 23 de março. Com a chegada do outono, período mais adequado à plantação, foi retomado o processo, com recurso aos serviços municipais. No total serão plantadas 131 árvores e 145 arbustos. As espécies utilizadas de maior porte são carvalhos, bordos, lódãos, freixos intercalados com árvores de menor porte, porém mais decorativas como sejam os medronheiros, olaias, cerejeiras de jardim entre outras.”