Jardim da Páscoa - 2019

2019 04 pascoa

6 a 21 de Abril
Vem ao Circo Mágico no jardim Municipal!!

pdf Programa do Jardim da Páscoa

O Jardim Municipal vai  receber entre 06 e 21 de abril, das 14H às 19H, durante todo o período de férias escolares, a 4ª edição do Jardim da Páscoa.

Todos os sábados, domingos e no feriado de 19 de abril, o Circo Mágico vai apresentar-se com 3 espetáculos diferentes, às 15h00, às 16h30 e 18h00.

Dia 06 pelas 14H00 o Jardim da Páscoa abre portas com uma Parada animada pelos Coelhos da Páscoa e pelo Circo Mágico.

Durante os dias úteis, 8 a 12 e 15 a 18, miúdos e graúdos podem colocar à prova as suas capacidades acrobáticas e de malabaristas nos ateliers, gratuitos, de construir massas, andar na corda bamba e aprender malabarismo. Todos os dias às 15h00 as Oficinas com Arte, pela Magenta, vão ensinar a fazer modelagem, pintura, bijuteria e origami. Pelas 17h00 os Coelhos da Páscoa, pela Companhia Persil Noir, vão andar à solta…

Aproveitando os espaços verdes do Jardim Municipal, o programa engloba também uma atividade de Ioga, acompanhada pela monitora Leonor Tavares, nos dias 8, 10, 12, 15 e 17 de abril, pelas 18H00. Esta iniciativa é gratuita, aberta ao público em geral e os interessados devem trazer equipamento adequado.

Aos fins-de-semana  e dia 19 de abril o enfoque estará no Circo Mágico, nas atividades do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra com “Show de Ciência Magnificência” e nas, tão concorridas Caça aos Ovos de Chocolate e Caça ao Tesouro, para menores e maiores de 10 anos, respetivamente.

Dia 14 de abril, pelas 15H30 tem lugar a 4.ª edição da eleição do “Melhor Folar da Figueira da Foz, uma organização da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz.

A edição anterior acrescentou valor com a participação das confrarias e da sua riqueza gastronómica, e de conhecimentos desta área, associada à consolidação desta ação cujo trabalho tem vindo a ser reconhecido pelo Sector. Para 2019 pretende-se que esta Eleição possa vir a ser ainda mais conhecida e reconhecida pela sua transparência e qualidade dos produtos.

Esta 4.ª edição conta com a presença de 9 Confrarias: Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho; Doçaria Conventual de Tentúgal; Geropiga de Moinhos e Arredores; Bolo de Ançã; Rojões da Bairrada com grelo e batata à racha; Sabores da Abóbora; Enogastronómica Sabores do Botaréu; Gastronómica "as Saínhas" de Vagos e a Lampantana de Mortágua.

A estas Confrarias junta-se a Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, bem como representantes da Camara Municipal da Figueira da Foz, do Turismo Centro de Portugal, da Direção da Escola Profissional da Figueira da Foz, da Direção da Associação Gastronómica Figueira com Sabor a Mar e da Direção da ACIFF que completam o painel de jurados que vão ter a seu cargo a difícil tarefa de provar os folares e avaliá-los de acordo com a sua apresentação (aspeto interior e exterior), sabor e textura da massa, e desta forma eleger o vencedor de 2019.

O Jardim da Páscoa tem ainda atividades a realizar por marcação, dirigidas às escolas e ATL’s do Concelho: Hora do Conto, Oficinas de História Local e Escrita Criativa, Atelier Criativo Ambiental e leitura encenada do conto “A Árvore Generosa” pelo Páteo das Galinhas Grupo Experimental de Teatro.

Esta 4ª edição do Jardim da Páscoa conta com a colaboração de diversas escolas e jardins de infância do Concelho que trabalharam na decoração de peças relacionadas com a temática do Circo.

Organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a 4ª edição do Jardim da Páscoa conta com os apoios da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com o apoio da Águas da Figueira e da Magenta.

Até dia 21 de abril, visite o Jardim Municipal e participe em família nas atividades programadas.

Informamos que a realização do programa está dependente das condições climatéricas, podendo sofrer alterações ou mesmo cancelamentos.