cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Natureza
Cultura
Natureza
Natureza
Arte
Desporto
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Natal na Figueira da Foz

2018 11 17 natal

O Pai Natal está quase a chegar à Figueira da Foz!

Devido aos danos provocados com a passagem da tempestade Leslie, o Jardim Municipal ficou desprovido de condições técnicas que permitissem a realização da 4ª edição do Jardim do Natal.

No entanto, considerou-se importante manter algumas iniciativas que marcam esta quadra natalícia, quer numa perspetiva de maior proximidade com o comércio tradicional, quer mantendo a magia que caracteriza esta época.

Assim, entre 30 de novembro e 24 de dezembro, no Largo Dr. Melo Biscaia, vamos celebrar o Natal, em parceria com a Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e com a ACIFF.

O recinto, decorado a rigor, vai receber a Estação do Pai Natal com comboio infantil, de acesso gratuito.

Teremos ainda: a casinha solidária, na qual vamos angariar brinquedos para as crianças carenciadas; a casinha das artes, com ateliers, para as crianças, de pintura, modelagem, tecelagem e origami, promovidos pela Magenta; e duas casinhas dedicadas ao artesanato e/ou instituições locais.

Não vão faltar as castanhas quentinhas nem tão pouco os doces tão apreciados pelos mais pequenos.

Todos os fins-de-semana teremos ainda insufláveis!

Este projeto conta mais uma vez com a participação da Corporação de Bombeiros Municipais – Gabinete Técnico Florestal, na construção de elementos decorativos em madeira.

Em colaboração com a Marefoz, através do seu projeto educativo SERMARE, em parceria com a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás e com o apoio do Plano Nacional de Leitura e do programa Ler+Mar, vamos dinamizar a atividade “Natal dos Oceanos”, que pretende transmitir a importância do Oceano para a cultura portuguesa, nomeadamente, durante a época natalícia através do consumo do Bacalhau como tradição gastronómica na ceia de Natal. Terá como personagem principal o Bacalhau, tendo como ponto de partida o conto da história "O peixe que perdeu a cabeça", autoria de Paulo Trincão, e posteriormente a realização de atividades lúdico-pedagógicas.  As atividades vão explorar a história/cultura das atividades piscatórias e salineira da Figueira da Foz, tendo como elo de ligação a pesca do bacalhau. Abordam também a problemática da sobrepesca e a importância do consumo sustentável do pescado, as adaptações fisiológicas dos peixes à vida aquática  e, por último, a destreza manual e a criatividade.

Fruto da parceria com a ACIFF será dada continuidade ao Passatempo de Montras, ao Sorteio de Natal que visa promover as compras junto comércio tradicional e à 3ª edição da Eleição do Melhor Bolo Rei da Figueira da Foz, dia 15 de dezembro, pelas 11H, no Mercado Municipal.

Privilegiando o nosso património religioso vamos realizar os tradicionais Concertos de Natal: 02 de dezembro, 16H00, Coro Canticus Camarae na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição – Lavos; 09 de dezembro, 16H00, Coral João Mendes na Igreja Paroquial de São Teotónio – Brenha; e a 16 de dezembro, 15H30, Coral David Sousa na Igreja da Misericórdia de Buarcos – Buarcos e São Julião.

Por último e para dar início às celebrações, convidamos toda a população a participar na Parada do Pai Natal e inauguração das iluminações decorativas, dia 30 de novembro, pelas 17H30, com partida da Praça Luís Albuquerque.

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |