(A)gosto com sabor a Sal

2019 sal

Núcleo Museológico do sal “é um espaço muito maior do que aquilo que parece e que encerra. ”

O Município da Figueira da Foz comemorou  o XII aniversário do Núcleo Museológico do Sal com mais uma edição da iniciativa (A) gosto com Sabor a Sal, que ao longo do mês de agosto ofereceu uma vida bem condimentada, várias sensações, emoções e experiências aos figueirenses e todos quantos visitarem a Salina Municipal do Corredor da Cobra e o espaço museológico.

O programa teve início domingo, dia 04 de agosto, pelas 15h00, com uma Mostra Sal e Artesanato, com uma «Art Batle», promovida pela MAGENTA, e com a entrega dos prémios da 2ª edição do concurso «Sol a Sal», promovido pelo MAREFOZ.

A manhã de sábado, dia 10 de agosto, foi dedicada ao desporto e lazer, com um passeio de Kayak. No domingo, dia 11de agosto, realizou-se a segunda edição do evento «4 Estações», desta feita de Verão, dinamizada pela Figueira Sal- Associação de Produtores de Sal da Figueira da Foz.

Nos dias 15 e 16 de agosto, pelas 21h30, a Salina Municipal recebeu o Teatro do Vestido, que apresentar «Mãos gretadas (ainda às voltas com o sal)», uma peça que resultou da residência artística inserida na programação do CITEMOR 2019,  que decorreu de 05 a 16 de agosto na Salina Municipal.

Dia 17 de agosto, a partir das 17h30, comemorou-se o XII aniversário do Núcleo Museológico, com a inauguração da exposição de fotografia da 1º Maratona Fotográfica da Figueira da Foz “Suaves Contrastes”, e com uma Sunset Gin Party, em que atuará a banda figueirense «Prilysteen Fire», que pretende abordar, num registo informal e intimista, sonoridades que se estendem desde o rock até ao jazz. Ainda nessa tarde o Chef João D´Eça Lima promoveu um momento de degustação.

No 18 de agosto, realizou-se a tradicional Safra à Antiga, este ano e porque se comemoram os 500 anos do Foral de Lavos, com recriação histórica à época e com a atuação do Grupo "Cantares do Meu Canto", do Centro Recreativo Cultural Carvalhense.

As comemorações encerraram dia 25 de agosto, com uma manhã dedicada à «Ciência em Família». O MAREFOZ e o Exploratório Centro de Ciência Viva- Coimbra,  dinamizaram atividades para crianças e famílias.

Durante o mês de agosto a entrada no Núcleo Museológico do Sal foi gratuita, e na sua maioria também o foram as atividades do (A) gosto com sabor a Sal.

.