A Biblioteca Fora de Portas

a biblioteca fora de portas

Reconhecendo a importância da formação ao longo da vida e da criação e promoção de hábitos de leitura, o projeto a BIBLIOTECA FORA DE PORTAS, é uma iniciativa do Município da Figueira da Foz realizada pela Biblioteca Municipal em colaboração com entidades do concelho e dirigida a toda a população.

Concretizado através da colocação de estantes com livros em espaços de acesso ao público, fora da Biblioteca Municipal, teve início no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a 24 de abril de 2013, com a colocação de uma estante nas instalações do TUBO D'ENSAIO D'ARTES – Associação Cultural e Recreativa, entidade cultural e formativa sedeada na Figueira da Foz. Em dezembro de 2013, e fruto de colaboração estabelecida com o Hospital Distrital da Figueira da Foz e com a Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz, o projeto colocou, em serviços de consulta e de internamento do hospital, nove estantes com livros que são visitadas semanalmente por colaboradores da Biblioteca Municipal, para verificação e reposição de novos títulos. Nesta unidade de saúde, o projeto inclui ainda a realização de sessões quinzenais da «Hora do Conto» para os pequenos utentes do serviço de internamento de pediatria.

Em 2015 o Centro de Respostas Integradas de Coimbra / Equipa de Tratamento da Figueira da Foz, acolheu uma estante, onde foram colocados 100 títulos de livros, jornais e revistas.

O projeto tem sido suportado por doações de particulares à biblioteca e teve já a colaboração da Biblioteca Nacional de Portugal e do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.