Concurso Concelhio de Leitura

2017 01 conc conc leitura

pdf Regulamento Concelhio de Leitura da Figueira da Foz - CCL-Figueira da Foz

Concurso de Leitura premiou os melhores da Figueira da Foz

Participaram na etapa do 2.º Ciclo do Ensino Básico 22 crianças das EB 2,3 Dr. João de Barros, Dr. Pedrosa Veríssimo e Infante D. Pedro, tendo-se apurado para a fase final - depois da prova escrita - os alunos David Bastos, Frederica Lacerda, João Santos, Laura Perrolas e Maria Inês Lopes, da E.B. 2,3 Dr. João de Barros, e Simão Caeiro Rodrigues, da E.B. 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo. A leitura dos livros «A família que não cabia dentro de casa», de Alexandre Honrado, e «Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com problemas», de vários autores, deu o mote para a segunda fase da competição, em que os finalistas tiveram de responder a perguntas do júri e ler trechos de obras infanto-juvenis.

O júri do concurso foi composto por Emília Limede, chefe do Serviço de Biblioteca e Arquivos da CMFF; Graça Barão, coordenadora interconcelhia da RBE; Cristina Santos e Albertina Seco, professoras bibliotecárias e, como personalidade convidada, o escritor Rui Féteira.

Ao longo da tarde, o Município ofereceu aos concorrentes e acompanhantes um lanche festivo e ainda o espetáculo de teatro musical "O Principezinho", apresentado pelo grupo ADN de Palco.

Maria Inês Lopes, Laura Perrolas e João Santos, todos da E.B. 2,3 Dr. João de Barros, classificaram-se, respetivamente, em 1.º, 2.º e 3.º lugares, e vão agora participar na final Regional do Concurso Nacional de Leitura, realizada a nível intermunicipal.

Já no Concurso Nacional de Leitura - fase concelhia para o 3.º CEB e Ensino Secundário participaram 15 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e oito alunos do Ensino Secundário, oriundos das escolas EB 2,3 Dr. João de Barros, Infante D. Pedro, Pintor Mário Augusto e escolas secundárias com 3.º ciclo Cristina Torres, Dr. Bernardino Machado, Dr. Joaquim de Carvalho «O Romance de Rita R.», de Ana Saldanha e «Só resta o amor», de Agustín Fernández Paz foram as obras selecionadas e o júri, composto pelo vereador da Educação da CMFF, Nuno Gonçalves, pelas professoras bibliotecárias Isabel Sousa e Isilda Antunes e pelo escritor figueirense Miguel Babo, determinou premiar, no escalão do ensino secundário:

1.º Gonçalo Matos (Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho)
2.º Mariana Cação (Escola Secundária com 3.º Ciclo Cristina Torres)
3.º Catarina Caçoete (Escola Secundária com 3.º Ciclo Cristina Torres)

Já no escalão do 3.º ciclo, os vencedores foram:
1.º João Pedro Bastos (Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho)
2.º Maria Moura Rodrigues (Escola Infante D. Pedro)
3.º Gustavo Oliveira Reis Silva (Escola Secundária C/ 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho)

Esta foi uma organização do Grupo de Trabalho Concelhio para a Rede de Bibliotecas da Figueira da Foz e do Município da Figueira da Foz, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (oferta de brindes e material de apoio) e do Município da Figueira da Foz (oferta de livros, brindes e material de apoio). Todos os participantes, alunos e escolas, receberam certificados de participação e brindes oferecidos pelo Município da Figueira da Foz e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Os vencedores finalistas receberam também diplomas de classificação e ofertas da Rede de Bibliotecas Escolares, do Município da Figueira da Foz e da PT Empresas
Recorde-se que destas competições, do 1.º CEB ao Secundário, ocorridas nos dias 19 e 21 de março, saíram os dois representantes da Figueira da Foz, por nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário), para a fase regional que, já em maio, colocará os melhores da Comunidade Intermunicipal de Coimbra a competir.

2018 conc concelhio1

2018 conc concelhio2