Museu Municipal Santos Rocha

Um Museu de coleções para descobrir!

2014-museu

pdf   Roteiro de Visita PT/ ING

pdf   Roteiro de Visita Infantil PT/ ING

pdf  Regulamento Interno - Museu Muncipal Santos Rocha

Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal atravessou vários períodos, atendendo à ação desenvolvida e aos critérios museológicos que presidiram às suas sucessivas reinstalações em diferentes espaços físicos.
Até 1910, sensivelmente, viveu uma fase áurea, estendendo a sua fama além fronteiras. A notável ação de Santos Rocha, os trabalhos da Sociedade Arqueológica da Figueira da Foz e as publicações inseridas no seu Boletim levaram a que o Museu Municipal se colocasse a par das melhores instituições científicas nacionais.

Instalado provisoriamente na Casa do Paço desde 1899, foi transferido para o edifício dos Paços do Concelho em 1910, onde se manteve até 1975, data da abertura oficial ao público do novo edifício, construído com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e projetado pelo arquiteto figueirense Isaías Cardoso.

Com a abertura do novo espaço deu-se início a todo um trabalho de reinstalação e estudo das peças, associado a um grande esforço de dinamização junto do público, coletividades e escolas.
O Museu dispõe de um centro de documentação que disponibiliza uma vasta coleção de obras de temática relacionada fundamentalmente com a História da Arte, Arqueologia e Museologia. Possui ainda um núcleo significativo de bibliografia relativa à história local e história do Museu Municipal.

Constituído por uma sala de leitura/consulta e por um espaço de reserva, não dispõe de serviço de empréstimo, no entanto a consulta e leitura presenciais podem ser realizadas de segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

RESERVAS VISITÁVEIS

reservas

As coleções que não se encontram em exposição podem ser visitadas na reserva, mediante marcação prévia, todas as sextas-feiras e no primeiro sábado de cada mês, sempre às 14h30. Podem ver-se as coleções de armas, mobiliário e etnografia de África, Brasil e Oriente: China, Japão, Índia…
O acervo está acomodado nas vitrinas antigas, o que permite ter uma impressão muito sugestiva do que seria o Museu Municipal à data da sua fundação, no final do século XIX.
Nas reservas, evoca-se também a Sala de Curiosidades que existiu nos anos quarenta do século XX, com objetos muito diversificados e um grande predomínio de espécies de História Natural.

A visita é sujeita a marcação prévia: museu@cm-figfoz.pt e limitada a grupos (max. 10 visitantes).

Doadores - Uma base de dados em construção

pdf Listagem de Doadores 1894-1939

Frágil ou duradoura, a relação que se estabeleceu entre o Museu e os doadores tem permitido um enriquecimento progressivo do acervo museológico, comprovando que é essencial esta aptidão para ativar relações com a sociedade e o meio em que se insere.
A necessidade de conhecer melhor os beneméritos do Museu Municipal Santos Rocha tem suscitado um amplo trabalho de investigação que, por sua vez, vai permitindo uma visão mais alargada acerca de um vasto leque de personalidades, figueirenses ou não, que assumiram a doação como um acto de generosidade, desde a fundação até aos nossos dias.
Apesar de se constituir como uma tarefa ainda inacabada, a pesquisa permitiu que seja agora criada uma base de dados que consideramos, todavia, em permanente construção, tendo em conta que algumas dezenas de nomes nos são merecedores de maior investigação e que o período cronológico estudado abarca apenas os anos de 1894 a 1939.
Esperamos que, com a sua divulgação, novos contributos possam surgir e complementar a informação já disponível.

Inverno (de 01 setembro a 30 junho)
Terça a sexta: 09h30 | 17h00
Sábado: 14h00 | 19h00
Encerra: Domingos, segundas e feriados

Verão (de 01 julho a 31 agosto)
Terça a sexta: 09h30 | 18h00
Fim-de-semana e feriados: 14h00 | 19h00
Encerra: Segundas

Adultos: 2 €
Adultos (idade superior a 65 anos) 1€
Bilhete Família (mínimo 3 visitantes) 4€
Visita de grupo (superior a 15 visitantes) 15€

Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz

Coordenadas GPS
Latitude: 40º 09' 08,05'' N
Longitude: -8º 51' 37,55'' W

Email:museu@cm-figfoz.pt

Informações
Se tem questões a colocar-nos ou sugestões a apresentar, contacte-nos, tentaremos responder às suas questões.