surfsurfespacoondasmares

Portuguese English French German Spanish
Cultura
Desporto
Desporto
Natureza
Natureza
Arte
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Biblioteca

 

braille icon

acessibilidade    

 separador small

pdf Regulamento Interno da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás

 

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, fundada em 1910, está instalada, desde 1974, num edifício criado de raiz que alberga também o Arquivo Histórico, Museu, Arquivo Fotográfico e Auditório Municipais.
A Biblioteca pauta a sua conduta pelos objetivos propugnados pela UNESCO, que visaram dar resposta às necessidades de educação, informação, cultura e lazer, fornecendo um conjunto de serviços cada vez mais diversificado a toda a comunidade.


De entre as cerca de 500 mil obras que constituem o seu fundo bibliográfico, destaca-se o valor, pela especialização, de muitos dos seus espólios documentais, legados por investigadores, escritores, académicos de vulto, figueirenses ilustres, e bem assim o seu fundo de Livro Antigo ou as raras e antigas coleções de periódicos locais, entre outros.


Revestem-se também de grande importância as bibliotecas outrora pertencentes a João Gaspar Simões, Mesquita de Figueiredo, Cristina Torres, Joaquim de Carvalho, Joaquim Montezuma de Carvalho, Redondo Júnior, Júlio de Carvalho, Fernandes da Silva e que vêm respondendo às mais variadas necessidades de investigação nas áreas específicas da História, da Literatura, da Filosofia, do Teatro e outras áreas da arte e do saber.


Os espaços de livre acesso incluem, no rés-do-chão do edifício, o átrio, o serviço de atendimento e fotocópias; no piso inferior a Sala Infanto-Juvenil e a Sala Figueirense; no primeiro andar encontra-se a Hemeroteca, Sala de Consulta de livros, Sala Multimédia e Espaço de Autoformação. No exterior, um espaço ajardinado é partilhado com o Museu Municipal Santos Rocha.


Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal tem criado pólos sazonais como a Biblioteca de Praia e de Jardim, e o Pólo de Buarcos em funcionamento desde 2013.

 

Serviços/salas
- Serviços de referência para adultos, crianças e jovens;
- Consulta especializada do fundo local;
- Consulta local de livros, periódicos e multimédia;
- Empréstimo Domiciliário;
- Serviço Fotocópias
- Formação de utilizadores e autoformação;
- Serviços de ação cultural e educativa: exposições, colóquios, "Hora do Conto", ateliers, workshops, entre outros;
- Serviços de interação com a comunidade escolar.

 

Digitalização dos periódicos locais - Um legado histórico a manter


"O objectivo e a função de uma biblioteca são reunir, organizar, preservar e tornar acessíveis espécies em vários suportes as quais têm todas em comum a capacidade de transmitir e registar o conhecimento e pensamento humanos"
(ELKINGTON, Nancy. E – Manual do RLG para microfilmagem de arquivos: projecto de conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. p.3)

Comungando deste objetivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás disponibiliza, na Sala Figueirense, 4500 páginas de jornais locais digitalizados. Resultante da necessidade de preservação de jornais seriamente desgastados pelo tempo e pelo contínuo manuseamento, bem como da importância de divulgar tão precioso espólio pertencente à nossa comunidade, nasceu o projeto Biblioteca e Arquivos Digitais da Figueira da Foz.


Com objetivos simples mas de relevo para a salvaguarda da memória local, permite a preservação e a maior acessibilidade das publicações periódicas da cidade da Figueira da Foz, constituídas ao longo de 150 anos.

 

LISTAGEM DE PERIÓDICOS FIGUEIRENSES QUE NÃO PODEM SER MANUSEADOS

Publicações periódicas e respetivo período de existências na Biblioteca Municipal

 

Serviço de Referência
A Biblioteca procura responder a todas as solicitações dos utilizadores que necessitem de orientações para pesquisa bibliográfica.
Para além do apoio local do bibliotecário ou técnico profissional, a instituição procurará esclarecer quaisquer dúvidas transmitidas por correio electrónico ou por outros meios.

 

Outras informações
Sistema de Segurança: a Biblioteca está equipada com um sistema de deteção anti-furto de todos os seus suportes documentais.
Todas as visitas de estudo à Biblioteca estão sujeitas a marcação prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.


Requisição de legislação para consulta local:
- Diários da República e outros documentos de caráter legislativo ou normativo só poderão ser consultados localmente, estando não sendo permitido o seu empréstimo domiciliário.

 

Inscrição do Utilizador
A inscrição como utilizador da Biblioteca, sendo gratuita, é condição para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário e aplica-se a todos os indivíduos que residem, permanente ou temporariamente, trabalham ou estudam no concelho da Figueira da Foz.
Para obter o cartão de leitor basta entregar 2 fotografias e apresentar o bilhete de identidade ou cédula pessoal ou, em caso de nacionalidade estrangeira, o passaporte. Deverá ainda ser entregue um documento idóneo comprovativo do local da residência (recibo da água ou da luz), para que a Biblioteca possa entrar em contacto com o utilizador em caso de necessidade.

-  Acesso gratuito à Internet nos computadores locais e sistema wireless;
- Serviços eletrónicos e multimédia (pesquisa bibliográfica em bases de dados e na Internet, utilização de software de edição e processamento de texto).

 

Correio do Leitor
Gostaria de saber se a biblioteca possui determinado livro? Gostaria de sugerir a aquisição de um livro ou de uma obra? Se tem questões a colocar-nos ou sugestões a apresentar, contacte-nos através do email: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt. Procuraremos responder às suas questões.

 

Horário
2ª feira: 14h00 – 19h30
3ª a 6ª feira: 9h30 – 19h30 (não encerra durante hora de almoço)
Sábado: 14h00 - 19h00

 

Localização
Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz

 

Coordenadas GPS
Latitude: 40º 09' 08,05'' N
Longitude: -8º 51' 37,55'' W

 

Contactos
Tel.: 233 402 840
E-mail: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |