Portuguese English French German Spanish

braille icon

separador small

pdf Regulamento Interno da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, fundada em 1910, está instalada, desde 1974, num edifício criado de raiz que alberga também o Arquivo Histórico, Museu, Arquivo Fotográfico e Auditório Municipais.
A Biblioteca pauta a sua conduta pelos objetivos propugnados pela UNESCO, que visaram dar resposta às necessidades de educação, informação, cultura e lazer, fornecendo um conjunto de serviços cada vez mais diversificado a toda a comunidade.

De entre as cerca de 500 mil obras que constituem o seu fundo bibliográfico, destaca-se o valor, pela especialização, de muitos dos seus espólios documentais, legados por investigadores, escritores, académicos de vulto, figueirenses ilustres, e bem assim o seu fundo de Livro Antigo ou as raras e antigas coleções de periódicos locais, entre outros.

Revestem-se também de grande importância as bibliotecas outrora pertencentes a João Gaspar Simões, Mesquita de Figueiredo, Cristina Torres, Joaquim de Carvalho, Joaquim Montezuma de Carvalho, Redondo Júnior, Júlio de Carvalho, Fernandes da Silva e que vêm respondendo às mais variadas necessidades de investigação nas áreas específicas da História, da Literatura, da Filosofia, do Teatro e outras áreas da arte e do saber.

Os espaços de livre acesso incluem, no rés-do-chão do edifício, o átrio, o serviço de atendimento e fotocópias; no piso inferior a Sala Infanto-Juvenil e a Sala Figueirense; no primeiro andar encontra-se a Hemeroteca, Sala de Consulta de livros, Sala Multimédia e Espaço de Autoformação. No exterior, um espaço ajardinado é partilhado com o Museu Municipal Santos Rocha.

Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal tem criado pólos sazonais como a Biblioteca de Praia e de Jardim, e o Pólo de Buarcos em funcionamento desde 2013.

Serviços/salas
- Serviços de referência para adultos, crianças e jovens;
- Consulta especializada do fundo local;
- Consulta local de livros, periódicos e multimédia;
- Empréstimo Domiciliário;
- Serviço Fotocópias
- Formação de utilizadores e autoformação;
- Serviços de ação cultural e educativa: exposições, colóquios, "Hora do Conto", ateliers, workshops, entre outros;
- Serviços de interação com a comunidade escolar.

Digitalização dos periódicos locais - Um legado histórico a manter

"O objectivo e a função de uma biblioteca são reunir, organizar, preservar e tornar acessíveis espécies em vários suportes as quais têm todas em comum a capacidade de transmitir e registar o conhecimento e pensamento humanos"
(ELKINGTON, Nancy. E – Manual do RLG para microfilmagem de arquivos: projecto de conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. p.3)

Comungando deste objetivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás disponibiliza, na Sala Figueirense, 4500 páginas de jornais locais digitalizados. Resultante da necessidade de preservação de jornais seriamente desgastados pelo tempo e pelo contínuo manuseamento, bem como da importância de divulgar tão precioso espólio pertencente à nossa comunidade, nasceu o projeto Biblioteca e Arquivos Digitais da Figueira da Foz.

Com objetivos simples mas de relevo para a salvaguarda da memória local, permite a preservação e a maior acessibilidade das publicações periódicas da cidade da Figueira da Foz, constituídas ao longo de 150 anos.

LISTAGEM DE PERIÓDICOS FIGUEIRENSES QUE NÃO PODEM SER MANUSEADOS

Publicações periódicas e respetivo período de existências na Biblioteca Municipal

Serviço de Referência
A Biblioteca procura responder a todas as solicitações dos utilizadores que necessitem de orientações para pesquisa bibliográfica.
Para além do apoio local do bibliotecário ou técnico profissional, a instituição procurará esclarecer quaisquer dúvidas transmitidas por correio electrónico ou por outros meios.

Outras informações
Sistema de Segurança: a Biblioteca está equipada com um sistema de deteção anti-furto de todos os seus suportes documentais.
Todas as visitas de estudo à Biblioteca estão sujeitas a marcação prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.

Requisição de legislação para consulta local:
- Diários da República e outros documentos de caráter legislativo ou normativo só poderão ser consultados localmente, estando não sendo permitido o seu empréstimo domiciliário.

Inscrição do Utilizador
A inscrição como utilizador da Biblioteca, sendo gratuita, é condição para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário e aplica-se a todos os indivíduos que residem, permanente ou temporariamente, trabalham ou estudam no concelho da Figueira da Foz.
Para obter o cartão de leitor basta entregar 2 fotografias e apresentar o bilhete de identidade ou cédula pessoal ou, em caso de nacionalidade estrangeira, o passaporte. Deverá ainda ser entregue um documento idóneo comprovativo do local da residência (recibo da água ou da luz), para que a Biblioteca possa entrar em contacto com o utilizador em caso de necessidade.

-  Acesso gratuito à Internet nos computadores locais e sistema wireless;
- Serviços eletrónicos e multimédia (pesquisa bibliográfica em bases de dados e na Internet, utilização de software de edição e processamento de texto).

Correio do Leitor
Gostaria de saber se a biblioteca possui determinado livro? Gostaria de sugerir a aquisição de um livro ou de uma obra? Se tem questões a colocar-nos ou sugestões a apresentar, contacte-nos através do email: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt. Procuraremos responder às suas questões.

2ª feira: 14h00 – 19h30
3ª a 6ª feira: 9h30 – 19h30 (não encerra durante hora de almoço)
Sábado: 14h00 - 19h00

Rua Calouste Gulbenkian