surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Desporto
Cultura
Natureza
Arte
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Arquivo Histórico

  arquivo historico

 

O Arquivo Histórico Municipal tem como missão: preservar, salvaguardar, valorizar e divulgar um património arquivístico fundamental para a construção da memória do concelho da Figueira da Foz.

Sendo assim, compete-lhe receber, guardar, conservar e tratar os documentos produzidos pelos diferentes Serviços da Câmara Municipal da Figueira da Foz ao longo dos tempos, bem como arquivos particulares e coleções que, pela importância dos seus produtores, possam constituir património histórico do Concelho. O seu acervo é, periodicamente, enriquecido com novos documentos, o que faz dele um instrumento muito útil à investigação e ao ensino, sendo frequentemente procurado por investigadores que aqui encontram abundante material de trabalho.

O Arquivo Histórico Municipal conserva não só documentação de valor histórico produzida pela Câmara Municipal - dando continuidade ao arquivo que vem sendo constituído desde o séc. XVIII - como também outros arquivos de administrações municipais já extintas, como a Administração do Concelho da Figueira da Foz e de Câmaras dos extintos Concelhos de Lavos e Paião, Maiorca, Tavarede, Buarcos e Redondos, Quiaios e Alhadas e respetivas Administrações.

Conservam-se ainda arquivos ou partes de arquivos de instituições privadas (extintas e em atividade), instituições escolares, associações e coletividades diversas, nomeadamente a Academia Figueirense, Rotary Clube, Associação Naval 1.º de Maio, Parque Cine, Casino Peninsular.

Conservam-se igualmente arquivos ou partes de arquivos pessoais e de família, nomeadamente de figueirenses ligados a cargos políticos, militares, educativos, a atividades literárias, musicais e outras, tal como: João Gaspar Simões; Joaquim de Carvalho; Cardoso Marta; Carlos Sombrio; Maurício Pinto; Santiago Prezado; Mesquita de Figueiredo,; Augusto Pint; Cristina Torres; Albano Duque e Augusto Goltz de Carvalho.

Regista-se relevante, pelo seu volume e antiguidade, o arquivo da Alfândega do Porto da Figueira da Foz (séc. XVII-XX) com cerca de 400 unidades de instalação.
O Arquivo Histórico Municipal mantém, sob regime de depósito, a guarda do arquivo documental da Assembleia Figueirense, depositado na Biblioteca Municipal desde 1986.

O Arquivo Histórico Municipal não possui um espaço próprio encontrando-se instalado no Edifício da Biblioteca Municipal, sendo a pesquisa e consulta pública dos documentos realizada na Sala Figueirense, vocacionada para fornecer toda a informação bibliográfica relativa ao Concelho.

.


Horário

Seg – Sex: 9h30 às 17h00

 

Localização
Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz

 

Coordenadas GPS
Latitude: 40º 09' 08,05'' N
Longitude: -8º 51' 37,55'' W

 

Contactos
Tel.: 233 402 840
E-mail: arquivo.historico@cm-figfoz.pt

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |