Arquivo Fotográfico

pdf  Tabela de Taxas

pdf Regulamento Interno do Arquivo Fotográfico

pdf Regulamento Geral do Concurso de Fotografia da Figueira da Foz

O Arquivo Fotográfico Municipal foi criado devido à justificável necessidade de existir um espaço com identidade própria vocacionado para salvaguardar e centralizar toda a memória fotográfica que constitui, e venha a constituir, património municipal.

O seu espaço contempla as funcionalidades requeridas por este tipo de serviço, nomeadamente: depósito com condições de climatização especiais para conservação de espécies fotográficas e gabinetes de digitalização, catalogação e acondicionamento de espécies fotográficas. Os utilizadores podem consultar, através de pesquisa informática, grande parte do espólio fotográfico já digitalizado, num espaço destinado a esse fim na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás.

O Arquivo Fotográfico Municipal conta já com um interessante e valioso espólio fotográfico (séc. XIX-XXI) que ultrapassa a centena de milhar de espécies fotográficas que estiveram à guarda da Biblioteca e Museu Municipais da Figueira da Foz, destacando-se o Fundo Casa Havanesa, com aproximadamente 50 mil imagens, resultando de doação da centenária Casa Havanesa.

Aos trabalhos de tratamento técnico e preservação das espécies avulsas e coleções existentes, têm vindo a acrescer outras iniciativas de interesse público:

• A prestação de um regular serviço de consulta/digitalização de imagens;
  • Apoio às iniciativas de diversos serviços camarários, entidades públicas e privadas, meios de comunicação social, estudantes e investigadores;
  • Promoção e divulgação do concelho da Figueira da Foz (Concurso de Fotografia da Figueira da Foz, bianual);
  • Difusão do espólio fotográfico através de edições em vários suportes;
  • Realização de exposições e workshops.

Seg – Sex: 9h30 às 17h00
Biblioteca Municipal
Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz