cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Desporto
Natureza
Arte
Cultura
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Óleos Alimentares

oleo


Os óleos de fritar usados, tal como os óleos de automóveis usados, quando lançados no meio ambiente provocam problemas de poluição das águas e solos. Se bem que sendo considerado com um resíduo não perigoso, devido a oxidar em maior ou menor grau ao ar, os óleos quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais poluem os meios recetores hídricos e obstruem os filtros de gorduras existentes nas ETAR’S sendo um obstáculo ao seu bom funcionamento.

 

Faltam dados sobre as quantidades de óleos alimentares usados produzidos em Portugal, assim como sobre o seu destino atual. No entanto, segundo as fontes disponíveis serão produzidos anualmente em Portugal cerca de 125 mil toneladas deste resíduo, das quais apenas 3000 serão recolhidas (eventualmente para produção de sabão, rações para animais e biodiesel). O principal destino dos óleos alimentares usados, em Portugal, tem sido o envio para a rede de esgotos.

 

A gestão de óleos alimentares usados produzidos pelos sectores industrial, da hotelaria e restauração e doméstico, obedece ao disposto no Decreto-Lei n.º 267/2009, de 29 de Setembro.

 

A Câmara Municipal da Figueira da Foz criou pontos de recolha de óleo alimentar usado em vários locais do município, permitindo deste modo que seja incentivada a participação voluntária dos cidadãos, tendo sempre como objetivos principais os benefícios em termos ambientais e de saúde pública.

pdf Consulte aqui o local de recolha de óleo mais próximo da sua residência.

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |